Veneza fica particularmente movimentada no começo de setembro, quando recebe ao mesmo tempo dois dos eventos mais famosos de seu calendário: o Festival de Cinema e a Regata Storica, uma disputa de barcos por seus canais com pelo menos oito séculos de tradição.
Mescla de competição aquática com celebração da história veneziana, a regata histórica coloca os barcos tão presentes na rotina da cidade em uma corrida no Grande Canal, que atravessa a parte central e mais visitada.
História da Regata Storica
Registros de regatas pelos canais de Veneza existem pelo menos desde a metade do século 13, quando a cidade ainda era o centro da então independente Sereníssima República de Veneza. O mais provável é que as corridas de barcos, que tinham uma função festiva e competitiva, tenham começado ainda antes disso.
Originalmente, elas eram parte da “Festa delle Marie”, um evento associado ao Carnaval de Veneza que recorda o sequestro e resgate de jovens venezianas por um grupo de piratas no final do século 10. Ao longo dos tempos, o significado das regatas mudou, a República de Veneza deixou de existir, mas as disputas seguiram ocorrendo de uma forma ou de outra.

A versão moderna, que chegou aos nossos dias, começou a ser realizada em 1841, e pouco a pouco adquiriu um foco especial em celebrar a história e o legado de Veneza. Por isso, gôndolas com apetrechos seculares e tripulantes vestidos a caráter ajudam a compor o cenário no grande dia do festejo, que também adotou a celebração do passado em seu nome: a partir de 1899, o evento passou a ser conhecido oficialmente como Regata Storica.
Como assistir a Regata Storica de Veneza
Atualmente, a Regata Storica de Veneza ocorre todos os anos no primeiro domingo de setembro. Pela época em que é realizada, a disputa costuma coincidir com outro evento famoso da cidade, o Festival de Cinema de Veneza. Em 2025, as exibições dos filmes acabam dia 6 de setembro e a Regata Storica acontece dia 7.
Por isso, quem viaja a Veneza nessa época faz bem em se preparar para encontrar a cidade mais apinhada do que o habitual. O Festival de Cinema sozinho não costume alterar tanto a rotina porque as mostras ocorrem na região do Lido, uma ilha apartada da região histórica de Veneza. Já a regata leva multidões às margens do Grande Canal e seus arredores.
Nesse dia, pode ser mais difícil encontrar hospedagem e, particularmente, mesas livres em restaurantes que ficam muito próximos à zona das disputas. Se a ideia é não perder nada da Regata Storica, pode ser uma boa ideia levar seu próprio lanche. É possível assistir à regata gratuitamente a partir das margens e das pontes.
O programa completo das corridas do dia pode ser consultado no site. Antes do evento em si, outra atração é a cerimônia de bênção das gôndolas, que em 2025 ocorre em 4 de setembro e inclui uma procissão pelas águas.
Fonte: viagemeturismo