A Toyota, uma das principais montadoras globais, recentemente sofreu pressĂŁo para repensar suas polĂticas de diversidade e inclusĂŁo. Isso surgiu depois de uma campanha conduzida por Robby Starbuck, cineasta e ativista conservador, que criticou a empresa por se concentrar mais em iniciativas âwokeâ do que nos negĂłcios.
Starbuck utilizou suas redes sociais para destacar algumas das prĂĄticas da Toyota, incluindo cursos de conscientização, cotas de contratação e financiamento de ONGs âprogressistasâ. A campanha teve inĂcio em 26 de setembro, quando Starbuck divulgou informaçÔes sobre as açÔes da Toyota para se alinhar a demandas politicamente corretas.
Entre as crĂticas, Starbuck alegou que a empresa patrocinou um programa de drag queens em um acampamento de verĂŁo para crianças que se identificam como . AlĂ©m disso, afirmou que a Toyota subsidiou grupos que trabalham para legalizar a mudança de sexo entre menores de idade e apoiou que homens entrem em banheiros e vestiĂĄrios femininos.
A Toyota atingiu por 16 anos consecutivos a pontuação mĂĄxima no Ăndice de igualdade corporativa da (HRC). A colaboração com a HRC foi tĂŁo intensa que a montadora financiou o projeto Time to Thrive Summit, que envolveu o maior sindicato de professores dos EUA ao ensinar fundamentos da ideologia de gĂȘnero nas escolas.
A reação da Toyota
No entanto, a recente pressĂŁo fez a Toyota reavaliar sua posição. Ao comentar o assunto, Robby Starbuck elogiou a montadora. âTenho de dar crĂ©dito aos executivos por tomarem essa atitude unificadoraâ, disse. âNĂŁo Ă© algo fĂĄcil de se fazer, mas estĂŁo preparando seus negĂłcios para o futuro adotando a neutralidade corporativa.â
Starbuck acrescentou que âas empresas que adotam a neutralidade vencerĂŁo no futuro porque nĂŁo violam as crenças fundamentais dos consumidoresâ. David Clossom, comentarista de veĂculos de imprensa conservadores e diretor do grupo Family Research Council, observou que a iniciativa de Starbuck encontrou apoio porque uma âmaioria silenciosa de norte-americanos ficou farta dessa doutrinaçãoâ.

O poder do ativismo de consumo
Clossom destacou que o ativismo de consumo estĂĄ se tornando uma ferramenta poderosa, ao afirmar que âos consumidores devem comprar seus valoresâ. JĂĄ Starbuck se ocupa em arrecadar suprimentos para as vĂtimas das recentes tempestades que atingiram o Sul dos . Ele celebrou a decisĂŁo da Toyota e expressou otimismo.
âO cenĂĄrio corporativo estĂĄ rumando rapidamente para a sanidadeâ, disse Starbuck. âSomos a tendĂȘncia agora, nĂŁo a anomalia.â
Fonte: revistaoeste