é um dos diretores mais brilhantes da atualidade, algo que não surgiu por acaso. Depois de seus dois primeiros filmes – e – ele decidiu que não era o cineasta que queria ser, então passou os próximos 10 anos sem filmar. Cuidando de seus filhos enquanto sua esposa trabalhava e aprendendo sem parar. Ele se formou junto com outros diretores, trabalhou no teatro, voltou para a faculdade…
Viu muito cinema e analisou centenas de cenas. É assim que ele pôde assinar obras-primas da ficção científica como a saga ou . Seu vídeo de The Criterion Closet acabou de ser lançado, onde figuras da indústria cinematográfica passam e falam sobre seus títulos favoritos, e ele foi muito específico em suas escolhas.
Entre os filmes que ele quis destacar está , dirigido por e lançado em 2008. Para ele, é o melhor filme de guerra já feito.
É, de longe, um dos melhores filmes de guerra. Sobre o que é ser o líder dos homens. A pesquisa por trás do filme é fascinante e eu adoro totalmente a direção. Acho que é um filme que está subvalorizado. Sinceramente, é uma obra-prima de Soderbergh. Meu filme favorito de Soderbergh
Che é um filme biográfico dividido em duas partes que se concentra, como o próprio nome indica, no revolucionário argentino Ernesto Guevara e na Revolução Cubana, além de sua tentativa de levar o mesmo para a Bolívia. O roteiro era tão longo que tiveram que dividir o filme em duas partes, embora tenha sido exibido como um único filme no Festival de Cinema de Cannes de 2008, com seus 267 minutos de duração na íntegra.
A crítica apoia o filme de Soderbergh, embora não sejam tão entusiastas quanto Villeneuve. A primeira parte tem 68% por parte da crítica, embora na segunda suba um pouco mais e chegue a 79%. O consenso mantém que é “um retrato sombrio, hipnótico e frustrante de um guerreiro em declínio. […] a visão de Soderbergh e a atuação discreta de garantem que o Che sempre fascine”.
Infelizmente, foi um fracasso de bilheteria e arrecadou apenas 40,9 milhões em todo o mundo contra um orçamento de 58 milhões. Dada a forte presença do idioma espanhol, nenhum investidor americano quis financiar o projeto. Também não teve distribuição nos Estados Unidos, já que os grandes estúdios deixaram passar a oportunidade de adquirir os direitos. Não contar com esse mercado selou seu destino, embora na Espanha tenha sido uma estreia forte e chegou a arrecadar 9,7 milhões de dólares.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
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Fonte: adorocinema