Lançado em abril de 1968 e assinado por , não é apenas um filme – é um marco cultural. Desde sua estética deslumbrante, até os temas complexos explorados, a produção tornou-se um monólito dentro da ficção científica, estabelecendo padrões do que o gênero poderia alcançar.
Em 2022, o British Film Institute reuniu uma equipe composta por 480 diretores de cinema para enfim dar uma resposta a uma importante questão: qual é o melhor filme de todos os tempos? O resultado colocou 2001: Uma Odisseia no Espaço no topo da lista, elegendo-o como o melhor longa-metragem já criado.
UM FILME LENDÁRIO
Para quem não conhece, 2001: A Space Odyssey (no original) propõe uma reflexão profunda sobre a evolução da humanidade, a relação entre o homem e a tecnologia e o desconhecido que habita o universo, tudo isso por meio de uma narrativa minimalista, simbólica e amplamente contemplativa. A obra impressiona pelo rigor técnico, pelos efeitos visuais revolucionários para a época e pelo uso magistral do silêncio e da música clássica, consolidando-se como uma experiência cinematográfica atemporal.
Na trama, um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização, alcançando o nosso planeta. Quando uma equipe de astronautas liderada pelos experientes David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático objeto, o computador da nave, HAL 9000, entra em pane e tenta assumir o controle, eliminando um a um os tripulantes.
ADORADO POR LEONARDO DICAPRIO
Além dos diretores envolvidos na pesquisa do BFI, 2001 conquistou também sua cota de atores. Em entrevista passada para a Esquire, se derreteu em elogios à epopeia de Kubrick:
“2001 – Uma Odisséia no Espaço é uma experiência espiritual. Você tem que se imergir nele com a ideia de que Kubrick pretendia nos fazer entender nossa relação com o universo. Quanto mais você assiste, mais perguntas ele levanta.”
O elenco é composto por nomes conhecidos do audiovisual, como , , , e . Para os interessados, o filme está disponível na HBO Max.
Fonte: adorocinema






