Com as normas de emissões de poluentes cada vez mais rígidas, as fabricantes recorrem a diversos modelos eletrificação para cumprí-las. Não é à toa que as vendas de modelos eletrificados já corresponderam a 7% do total em 2024, ante 4,3% de 2023, um avanço de 61,4% em apenas um ano.
VEJA TAMBÉM:
Assim, os modelos eletrificados estão se tornando comuns no dia a dia. Para ajudar a esclarecer pelo menos o significado das principais siglas que fazem parte deste novo mundo movido a eletricidade, fizemos um guia rápido que explica brevemente o que são os BEVs, HEVs, PHEVs e outros tipos de veículos.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
- BEV (Battery Eletric Vehicle)
São os modelos 100% elétricos, movidos a bateria que alimentam os motores elétricos. Não há nenhum propulsor a combustão. São recarregados na rede elétrica. O ideal é utilizar carregadores, que reduzem o tempo de recarga. Entre os BEVs, podemos citar o BYD Dolphin Mini e o Volkswagen ID.4.
- BEVx (Battery Eletric Vehicle com extensor de autonomia)
A única diferença para os BEVs é um pequeno motor a combustão que funciona como gerador apenas para recarregar as baterias de maneira emergencial, somente para aumentar um pouco a autonomia. Um dos poucos veículos desse tipo é o BMW i3, que deixou de ser fabricado e chegou a ser oferecido nesta configuração.
- MHEV (Mild Hybrid Eletric Vehicle)
São os famosos híbridos leves, ou micro-híbridos. Como têm um custo de fabricação menor, estão se tornando comuns e chegarão em maior volume. Esses veículos contam apenas com um pequeno motor que não traciona as rodas. É somente ligado ao virabrequim do propulsor a combustão e ajuda a economizar combustível nas acelerações, retomadas e na partida. O Fiat Pulse Hybrid é um dos carros deste tipo.
- HEV (Hybrid Eletric Vehicle)
Tipo de eletrificado que apareceu primeiro no Brasil, como o Toyota Prius. É um híbrido que conta com motor elétrico e outro a combustão, funcionando alternadamente de acordo com a situação, com o objetivo de economizar combustível. As baterias são carregadas apenas pelo sistema de renegeração, sem poderem ser abastecidas na rede elétrica. Além do Prius, temos o GWM Haval H6 como exemplo.
- PHEV (Plug-in Hybrid Eletric Vehicle)
É o tipo de modelo eletrificado que tem conquistado a preferência dos consumidores pela boa eficiência energética e conseguir boa autonomia e facilidade de abastecimento. Pode funcionar com mais de um motor elétrico que traciona as rodas que funciona em conjunto com outro a combustão.
Além disso, as baterias têm como ser recarregadas na rede elétrica, não dependendo apenas da regeneração conseguida a partir do movimeto das rodas ou do calor gerado pelos freios. O Toyota RAV4 PHEV é um dos exemplos.
- FCEV (Fuel Cell Eletric Vehicle)
Tipo de veículo elerificado que funcionam com células de combustível. Geralmente se utiliza uma célula de hidrogênio para gerar a eletricidade para carregamento da bateria de alta tensão. Ainda não existem veículos deste tipo à venda no mercado brasileiro. O Honda CR-V tem uma versão e-FCEV em alguns países, como nos Estados Unidos.
Fonte: autoo