Música

Tiny Desk: Versão Oficial no Brasil com Gravações em São Paulo – O Fenômeno Global

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dos maiores fenômenos musicais da internet, o Tiny Desk Concert ganhará uma versão oficial 100% brasileira ainda em 2025. Criado em 2008 pela NPR (National Public Radio) nos Estados Unidos, o projeto acumula mais de 3,5 bilhões de visualizações no YouTube e se tornou referência por apresentar grandes nomes da música em performances intimistas.

LEIA MAIS

2025 word3

Foto: Divulgação

A produção nacional é liderada pela Anonymous Content Brazil, com promoção e distribuição pelo YouTube Brasil, que também assina o modelo comercial do projeto. As gravações acontecem no escritório do Google, em São Paulo, seguindo a proposta original: shows ao vivo em ambiente reduzido, sem amplificação de voz e com arranjos que privilegiam a autenticidade e a proximidade com o público.

O Brasil se torna o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk, depois do Japão e da Coreia do Sul. Em sua primeira fase, estão previstas duas temporadas com cinco apresentações cada, patrocinadas pela Volkswagen e pela Heineken. As filmagens já estão em andamento e a estreia está marcada para outubro no canal @TinyDeskBrasil.

“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.

Entre os nomes que já passaram pelo Tiny Desk original estão Taylor Swift, Alicia Keys, Sting, Billie Eilish, Anderson Paak, Tyler the Creator, Bono e The Edge (U2), entre muitos outros. A curadoria brasileira ficará a cargo da Anonymous Content Brazil, do produtor Amabis e da própria NPR, sempre priorizando a excelência artística.

Brasileiros no Tiny Desk

Antes mesmo da chegada da versão brasileira, o público já teve a chance de ver um pouco de Brasil no Tiny Desk Concerts. Em 2014, Rodrigo Amarante foi o primeiro artista do nosso país a se apresentar no formato.

Quatro anos depois, muito antes do sucesso de “Caju”, foi a vez de Liniker. À época, a cantora ainda se apresentava ao lado da banda Os Caramelows e, juntos, tocaram três faixas: “Calmô”, “Tua” e “Remonta”.

Seu Jorge, Milton Nascimento (em colaboração com Esperanza Spalding), e Bebel Gilberto também já participaram do Tiny Desk. Assim como Luedji Luna, que fez uma versão especial do projeto em parceria com o AFROPUNK.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.