O IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande) inicia 2026 oferecendo gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) o Teste do Pezinho Ampliado. A partir de janeiro, o exame, simples, rápido, gratuito e obrigatório pelo SUS, passa a identificar mais de 40 patologias, ampliando a triagem que antes detectava apenas sete doenças.
A instituição é responsável, em Mato Grosso do Sul, pelos exames laboratoriais de triagem neonatal e está habilitada pelo Ministério da Saúde.
O teste é realizado a partir de algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do bebê e deve ser feito preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida. Gratuito e oferecido pela rede pública, o Teste do Pezinho é um direito de todo recém-nascido.
A ampliação faz parte do Programa Estadual de Triagem Neonatal, vinculado ao Projeto Bem Nascer MS, instituído pela Resolução nº 381, publicada no Diário Oficial do Estado.
Com a atualização, o exame passa a detectar condições como atrofia muscular espinhal, imunodeficiências primárias, galactosemias e diversos distúrbios metabólicos, totalizando mais de 40 patologias.
Além da coleta, o IPED/APAE de Campo Grande garante acompanhamento especializado nos casos em que os resultados indicam alterações, reforçando a importância da detecção precoce para o tratamento e qualidade de vida dos recém-nascidos.
Fonte: primeirapagina






