Tesla aumenta aposta na Europa enquanto vendas despencam
Descubra por que a Tesla está aumentando a produção em sua fábrica na Alemanha, mesmo com a queda nas vendas na Europa. Saiba mais sobre a competição com montadoras chinesas e a aposta arriscada de Elon Musk.
A Tesla planeja acelerar a produção em sua Gigafactory de Grünheide, perto de Berlim, até o final de 2025. A decisão, confirmada pelo gerente da fábrica, André Thierig, é uma aposta ousada, considerando que a montadora tem enfrentado uma queda significativa nas vendas na Europa, especialmente na Alemanha.
Tesla aumenta aposta na Europa enquanto vendas despencam
Segundo Thierig, o aumento da produção é uma resposta direta à demanda global, que tem impulsionado as vendas da empresa em mercados como Oriente Médio e Taiwan. A fábrica de Grünheide atende mais de 37 países, o que explica a decisão da Tesla de expandir a produção apesar dos desafios locais.
No entanto, a situação na Alemanha e na Europa continental conta uma história diferente. As vendas da Tesla na Alemanha caíram mais de 50% em julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A queda se estende por mais meses, com um declínio de quase 58% entre janeiro e julho de 2025.

Concorrência chinesa e queda de mercado
A competição acirrada de montadoras chinesas, como a BYD, é um dos principais fatores por trás da queda da Tesla na Europa. Enquanto a Tesla viu suas vendas caírem 40% na União Europeia em julho, a BYD registrou um aumento para 13.503 emplacamentos no mesmo mês.
Apesar dos esforços da Tesla, como o lançamento da nova versão do Model Y, a empresa continua perdendo terreno em sua principal base europeia. A decisão de aumentar a produção em meio a esse cenário arriscado levanta a questão de se a Tesla conseguirá reverter a tendência de queda em sua participação de mercado.
A estratégia da Tesla de aumentar a produção na Europa, mesmo com as vendas em queda, é uma boa ideia? Qual é o futuro da Tesla no mercado europeu? Comente abaixo!
Leia aqui: Queda da Tesla: o colapso de 80% para 38% da participação de mercado nos EUA
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360