Combate ao Mosquito
Mundo

Tempestades nos EUA provocam inundações e 18 mortes: entenda a situação

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Desde a última quarta-feira, 2, tempestades intensas têm atingido o sul e o centro-oeste dos , o que resultou em 18 mortes até esta segunda-feira, 7. O agravamento das inundações ocorreu neste domingo, 6, com o transbordamento de rios em várias comunidades.

Os Estados de Arkansas, Tennessee e Kentucky estão entre os mais afetados, com enchentes danificando residências, estabelecimentos comerciais e infraestruturas viárias. Em Frankfort, Kentucky, equipes de resgate utilizaram barcos infláveis para navegar pelas ruas alagadas e construíram barricadas com sacos de areia para proteger as propriedades.

O Rio Kentucky, fortemente impactado, ultrapassou a marca de 14 metros e continua subindo. O rio ameaça atingir um nível recorde de mais de 15 metros. A cidade de Beattyville possui um sistema de contenção projetado para suportar até 16 metros de água, mas a situação permanece crítica.

No Kentucky, as autoridades emitiram ordens de emergência e evacuaram as cidades de Falmouth e Butler, situadas próximas ao Rio Licking. Em Rives, no Tennessee, quase toda a cidade ficou submersa depois do transbordamento do Rio Obion.

Autoridades emitem alertas para tempestades

Os alertas de inundação permanecem em vigor nesta segunda-feira e abrangem uma área extensa, que vai dos Estados da Costa do Golfo até Ohio e Michigan. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para um “grande estágio de inundação” em dezenas de localidades, para informar que, mesmo com a previsão de chuvas reduzidas, a recuperação será lenta.

“Mesmo com muito menos chuva na previsão desta semana, levará vários dias (ou semanas) para que a água recue em muitos locais — na verdade, alguns rios continuam subindo esta semana”, afirmou o órgão.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.