Quando você trava uma guerra que dura milhões de anos, não importa de que lado você esteja, é improvável que saia totalmente limpo. Esta tem sido a filosofia por trás dos quadrinhos de Transformers da IDW. Especialmente quando falamos do Soundwave.
Poucos conhecem as dificuldades de equilibrar a moralidade melhor do que Soundwave, o leal oficial de comunicações de Megatron. Este soldado provou ser totalmente dedicado à causa Decepticon original, muitas vezes ao ponto de extremo sacrifício pessoal. No artigo de hoje, trazemos 10 fatos sobre esse complexo personagem.
10 – Primeiro Decepticon leal a Megatron
Quando o diretor de ciências de Megatron, Shockwave, tirou uma licença não autorizada para trabalhar em um misterioso projeto paralelo, Megatron foi rápido em despachar um pequeno grupo para segui-lo.
Sempre paranóico, o Líder dos Decepticons também enviou Soundwave para espionar essa equipe. A cautela de Megatron se provou correta, pois Soundwave descobriu que o fanático líder do grupo, Bludgeon, tinha seus próprios planos diabólicos para o que quer que descobrisse no laboratório de Shockwave.
Com Shockwave se preocupando apenas com a ciência, e Bludgeon (assim como seus seguidores) sendo comprovadamente insano, Soundwave foi o primeiro Decepticon realmente leal à causa que visitou a Terra.
9 – Preso como um toca-fitas
Essa vinda de Soundwave para a terra lhe custou caro, no entanto. Durante sua luta com Bludgeon, Soundwave foi atingido por um canhão experimental, que o trancou em seu modo alternativo de toca-fitas. Soundwave passou mais de uma década preso sob uma pilha de escombros antes de ser descoberto e doado a uma instituição de caridade.
Por 23 anos, sua forma de tocar fita mudou de uma mão para outra, até que ele foi comprado em 2007 por uma criança chamada Jimmy. Felizmente, Soundwave foi resgatado por seus Minicons antes que ele pudesse sofrer mais daquela indignidade.
8 – Tecnicamente um zumbi
Durante a batalha final climática da Guerra Cybertroniana na Terra, Megatron elaborou um plano para virar a humanidade contra os Autobots. O líder dos Decepticons construiu armas de controle mental que lhe permitiriam influenciar inconscientemente aqueles que as empunhavam. Uma vez que o Optimus percebeu o que estava acontecendo, ele criou um meio de distrair Megatron por tempo suficiente para libertar aqueles que ele havia controlado.
O plano consistia inteiramente em atirar na cabeça do soldado mais leal de Megatron, Soundwave, enquanto o déspota assistia. Entrando em um estado dormente entre a vida e a morte, Soundwave só se recuperou porque Shockwave cuidou de seu renascimento. Embora os Transformers se recuperem de ferimentos fatais o tempo todo, como Shockwave nunca terminou totalmente de consertar Soundwave, não está claro exatamente em que estado de vida ele atualmente funciona. A teoria mais aceita é que Soundwave é quase uma espécie de zumbi.
7 – Rivalidade com Blaster
É um tropo comum na ficção que os heróis acabam criando seus piores inimigos. No caso de Soundwave, foi o contrário. Durante os primeiros dias de guerra, a Soundwave estava tentando fechar uma emissora de notícias pirata, que estava espalhando propaganda anti-Decepticon. Quando Soundwave descobriu a localização do dono do local, Blaster, ele enviou um par de Decepticons para assassiná-lo. Esta primeira tentativa resultou no encontro de Blaster com o Optimus Prime e ele foi oficialmente recrutado para a causa Autobot.
À medida que a guerra avançava, Soundwave fez outra tentativa de assassinar Blaster, desta vez usando um Autobot com lavagem cerebral. A segunda tentativa também foi um fracasso, e Blaster decidiu jurar vingança contra Soundwave. Meio que sem querer, Soundwave transformou Blaster em seu maior inimigo.
6 – Ele matou Decepticons para manter um plano
Não muito tempo depois que a guerra finalmente terminou, os Autobots e Decepticons estabeleceram uma trégua incômoda em um Cybertron revitalizado. Para evitar que seus antigos inimigos se levantassem, os Autobots instalaram chips em cada Decepticon. Esses chips os impediam de se transformar e também podiam ser detonados remotamente.
Sem o conhecimento dos Autobots, no entanto, Soundwave encontrou um meio de desativar esses chips. Aos poucos, silenciosamente, Soundwave foi libertando vários Decepticons sem os Autobots saberem.
Mas quando Bumblebee tentou detonar o chip de um dessdes Decepticon já libertados, Horri-Bull, que estava atacando um Autobot neutro, Soundwave o reativou remotamente para manter seu segredo. A essa altura de sua vida, Soundwave já havia cruzado a linha muitas vezes, mas esta foi a primeira vez que ele assassinou diretamente um dos seus.
5 – Ele é um Telepata
Apesar de ser um dos principais membros do círculo interno de Megatron, Soundwave nem sempre foi uma figura reverenciada. Os leitores foram apresentados a Soundwave pela primeira vez vivendo nas ruas, pouco coerente e à beira da insanidade. Considerado um “outlier”, um Transformer com poder não relacionado ao seu modo alternativo, Soundwave foi sobrecarregado com telepatia, que o levou a captar os pensamentos de todos os seres vivos ao seu redor.
Soundwave foi salvo da loucura por um de seus futuros Minicons, Ravage, que o ensinou como focar e controlar seus poderes. Embora isso seja mais uma trivialidade sobre esse personagem, o aspecto mais sombrio disso vem do que o Soundwave fez com esse poder e do que ele não foi capaz de fazer.
4 – Mas não pode ler a mente de Shockwave
Seja um contra o outro ou trabalhando juntos, muitos dos problemas dos Autobots e dos Decepticons remontam a um único robô: Shockwave. Quando conheceu o cientista, Soundwave imediatamente não confiou nele. Como Shockwave foi submetido a um processo cruel que neutralizou suas emoções, Soundwave é incapaz de ler seus pensamentos. Embora impressionado com a lógica pura do Decepticon, Soundwave estava certo de que teria que matar Shockwave algum dia.
Considerando que ele não tem como ler a mente de Shockwave e encontrou materiais perigosos no laboratório do cientista na Terra, é surpreendente que Soundwave ainda tenha passado a maior parte do tempo trabalhando com o cientista em vez de se opor a ele. Shockwave foi responsável por um dos maiores eventos quase apocalípticos da história de Cybertron, e muitas tragédias poderiam ter sido evitadas se Soundwave tivesse feito algo sobre ele imediatamente.
3 – Tentou fazer lavagem cerebral em Bumblebee
Embora a telepatia de Soundwave seja útil para ler mentes, normalmente nunca é aplicada para algo maior do que isso. Houve um tempo, no entanto, onde Shockwave inventou um dispositivo que amplificou as habilidades de Soundwave, permitindo-lhe projetar pesadelos nas mentes dos outros. O objetivo era usar essas imagens horríveis para coagir um Autobot inocente a cometer atos de terror, e seu candidato ideal era um jovem cibertroniano chamado Bumblebee.
Embora Soundwave tenha enganado Bumblebee para bombardear uma fábrica, seu esquema foi interrompido quando o próprio Bumblebee foi à polícia. Juntando-se à luta com o oficial Orion Pax, Bumblebee se opôs a Soundwave, dizendo que os Decepticons deveriam lutar pelo povo. Soundwave foi tão profundamente afetado pelas palavras do jovem Autobot que jurou nunca mais usar um método tão hediondo de recrutamento.
2 – Não dá valor à vida humana
Embora Soundwave geralmente seja um defensor da igualdade, isso inicialmente se estendeu apenas aos cibertronianos. Como a maioria dos Decepticons, Soundwave não via os humanos como nada além de incômodos semelhantes a insetos, nunca os considerando como seres sapientes. Essa atitude é a razão pela qual Soundwave não hesitou em atropelar um repórter humano durante a batalha final da guerra na Terra, além de ajudar Megatron a assassinar muitos mais.
Retornando ao nosso planeta após a guerra, mantendo uma aliança incômoda com Optimus, Soundwave se envolveu em uma briga com as forças de defesa da Terra. Embora Prime não quisesse que nenhum humano fosse ferido, Soundwave não ouviu. Uma vez que o Optimus o incitou a tentar ler suas mentes, Soundwave percebeu que os humanos eram tão sapientes quanto os Cybertronianos. Foi um grande momento para o personagem.
1 – Onde está sua lealdade?
Se há uma característica que até os fãs casuais sabem sobre Soundwave, é que ele é o soldado mais leal de Megatron. No entanto, embora a maioria assuma que a lealdade é direcionada ao próprio Megatron, a verdade é um pouco mais complexa. Analisando friamente, Soundwave é leal apenas à sua idealização da causa Decepticon, normalmente vendo Megatron simplesmente como o maior campeão dela.
No entanto, sempre que ele acreditava que Megatron havia falhado na causa, Soundwave rapidamente encontrava um novo mestre. Ele seguiu os Decepticons sob a liderança de Scorponok e já se juntou-se ao louco Galvatron (em uma continuidade onde ele era um personagem diferente de Megatron). Curiosamente, parece que Soundwave não enxerga a si mesmo como alguém bom o suficiente para liderar os Decepticons, sempre precisando de um líder para apoiar.
Leia sobre Transformers: O Despertar das Feras
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- Transformers | Tudo sobre Shockwave
- Transformers | Tudo sobre Wheeljack
Voltando à ação e ao espetáculo que capturou pela primeira vez os espectadores ao redor do mundo 14 anos atrás com o Transformers original, Transformers: O Despertar das Feras levará o público à uma aventura pelo mundo, ambientada nos anos 90, e apresentará os Maximals, Predacons e Terrorcons à batalha existente na Terra entre Autobots e Decepticons.
Steven Caple Jr. (Creed II) cuida da direção, enquanto Anthony Ramos (Em Um Bairro de Nova York) e Dominique Fishback (Judas e o Messias Negro) estrelam.
Transformers: O Despertar das Feras está agendado para 9 de junho de 2023, e será responsável por dar início a uma nova trilogia de filmes da franquia.
Fonte: terra gameon