Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Pesquisadores inovam ao criar programa capaz de detectar vídeos falsos

2023 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Especialistas russos desenvolveram um programa que pode detectar vídeos falsos, produzidos com a tecnologia deep fake.

A adultera vídeos para simular, falsamente, uma situação real. A ferramenta estudada pela equipe de cientistas russos pertence ao algoritmo Generative Adversarial Network (GAN).

Leia também:

Os usuários podem usar o programa para identificar, por exemplo, uma gravação , em que um falsário diz ser “parente distante” de uma vítima e pede dinheiro para ela.

O programa foi desenvolvido por uma equipe especializada da Universidade Técnica Estatal de Don (DSTU, na sigla em inglês), na cidade de Rostov-no-Don, na Rússia.

Como a nova ferramenta identifica os vídeos falsos

A nova ferramenta pode identificar sinais de rostos humanos com redes neurais, em quadros de vídeo, com precisão aceitável.

“Os sistemas inteligentes estão se tornando cada vez mais sofisticados a cada dia, e fica mais difícil distinguir o real do falso — mesmo com a ajuda de programas especiais”, explicou Aleksandr Dzhurov, autor do programa, em entrevista à agência de notícias Sputnik.

Segundo o especialista, para usar o programa antifraude, basta baixar um vídeo com o conteúdo duvidoso e executar a verificação.

A ferramenta identifica os rostos ao longo da exibição do vídeo e tentar buscar os sinais visuais de falsidade.

Esses sinais podem estar na tensão dos lábios ao falar, na comparação entre a fala e as expressões faciais e nas várias nuances técnicas, como pixels posicionados de forma não natural.

YouTube videoYouTube video

Os pesquisadores ainda realizam com a ferramenta, que não está disponível para o em geral.

“Esse sistema abrangerá todos os tipos de conteúdo multimídia na internet: textos, impressos e manuscritos, imagens gráficas, incluindo arquivos fotográficos e de vídeo, bem como arquivos de áudio”, disse Larisa Cherkésova, diretora científica do projeto do Departamento de Cibersegurança de Sistemas de Informação na DSTU.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.