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Tecnologia

O desafio de se comunicar bem em meio à superexposição

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Neste meu artigo vou falar sobre dois elementos que fazem parte da minha vida profissional há muitos e muitos anos: comunicação e tecnologia.
A semana foi marcada pela campanha malsucedida da Apple para o lançamento do novo iPad Pro. No vídeo publicado em redes sociais,  instrumentos musicais, câmeras, latas de , livros, além de personagens épicos como Angry Birds eram esmagados por uma prensa metálica industrial, transformando tudo no iPad Pro, a música finaliza com a frase: “A única coisa que eu sempre preciso é você.” O comercial gerou repercussão negativa, principalmente entre artistas que criticaram a ideia de que toda criatividade humana pode ser substituída por um “gadget”.
Ao dizer que o novo vem e substitui o velho; que o que já existe se torna obsoleto frente às novas tecnologias; que o industrial substitui o humano; que o digital se sobrepõe ao analógico; que a criatividade pode ser condensada em um elemento; a Apple nega o que a fez ser uma das marcas mais amadas do mundo: o foco no usuário.
O significado clássico de comunicação remonta à sua raiz do latim, “communicare”, que significa “compartilhar”, “tornar comum”. Mas a mensagem em si é menos importante do que a forma como o receptor a recebe e interpreta. Uma mensagem pode ser influenciada por uma variedade de fatores, como o contexto, as experiências passadas, as crenças e os valores do receptor.
Pode-se dizer a mesma coisa da charge publicada há poucos dias sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, muito criticada pela sua falta de sensibilidade. Na visão de ambos os criadores, a mensagem era clara, na visão de muitos receptores, era completamente equivocada.
Tor Myhren, vice-presidente de marketing da Apple, assumiu o erro e publicou um texto pedindo desculpas: “Erramos o alvo com este vídeo, e lamentamos”.
Quando me formei publicitária, em 1997, poucos veículos de comunicação eram produtores de conteúdo, uma mensagem durava o tempo em que o papel parava de circular ou que o comercial passava na TV e no rádio, aí acabava.
Hoje, o digital eterniza a informação, os produtores de conteúdo são bilhões de usuários – diariamente, o mundo gera cerca de 2,5 quintilhões de dados (um exemplo para entender essa grandeza é pensar em segundos: um bilhão de segundos é aproximadamente 31,7 anos. Agora, multiplique isso por um quintilhão!).
A superexposição e a quantidade insana de conteúdo produzido podem nos fazer perder o senso crítico. A velocidade da propagação da informação pode nos fazer perder a medida de quanto vale o tempo e a facilidade de acesso pode nos fazer perder o cuidado sobre o que nos impacta.
É claro que, nas últimas décadas, temos, de fato, visto os smartphones, wearables, tecnologias substituírem equipamentos, mercados, empresas, até profissões (já falei várias vezes sobre isso aqui). Presenciamos, no nosso dia a dia, de uma mudança de comportamento e de hábitos de consumo. Não é sobre negar o futuro ou a tecnologia, é sobre entender e se comprometer com o mundo de muitos “Es” ao invés de “OUs”. Marcas, influenciadores, líderes, devem ter isso sempre em mente.
Não é meu objetivo com este artigo uma crítica técnica à campanha da Apple. É um de reflexão sobre o quanto precisamos nos aproximar dos valores humanos para podermos avançar com as oportunidades tecnológicas.
Criatividade não é sobre ferramentas, mas sim sobre o que e como sentimos. Agir com empatia, cuidado e compaixão, buscando conhecer e respeitar as diferenças, nos faz ser mais assertivos sobre o que falamos e criamos.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo