A gaúcha Trashin foi a startup de impacto socioambiental com foco em economia circular vencedora do edital “Resíduo Extinto”, programa de inovação aberta de O Boticário que vai destinar R$ 100 mil para a implementação de um projeto piloto nacional de gestão de resíduos sólidos que tenha como foco a conservação de ambientes naturais. A iniciativa faz parte do projeto “Extinto”, lançado pela marca no início de 2024 com o objetivo de alertar a população sobre a poluição em diferentes biomas.
O edital, desenvolvido em parceria com a Artemisia, organização pioneira no Brasil no apoio a negócios de impacto social e ambiental, chegou à Trashin, como a empresa selecionada. Há mais de cinco anos no mercado, a startup oferece uma solução de gestão de resíduos, que vai da educação e coleta ao impacto socioambiental positivo.
A empresa opera em projetos de logística reversa da produção ao retorno dos produtos, bem como na implementação de processos sustentáveis em eventos de todos os portes. Nos últimos quatro anos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos processados, os resultados da empresa beneficiaram mais de 2 mil famílias de cooperativas parceiras, gerando cerca de R$ 3 milhões em renda aos parceiros e às transportadoras.
No ano passado, a Trashin venceu a quarta edição do Pitch Live do Vale do Pinhão, competição nacional de startups promovida pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Com edições anuais, o Pitch Live é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba.
Foco em negócios com forte impacto socioambiental
Para Luís Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, o projeto não busca somente soluções inovadoras e financeiramente sustentáveis, mas também negócios com forte compromisso com o impacto social e ambiental, algo que dialoga com a essência do Grupo Boticário. “Ao desenvolver o edital ‘Resíduo Extinto’, nossa intenção foi não apenas identificar, mas também apoiar iniciativas que contribuam com uma gestão mais sustentável de resíduos sólidos e fomentem a circularidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado do programa e confiantes de que a startup selecionada poderá contribuir para a economia circular”, comenta em nota.
O projeto piloto, fruto da parceria entre O Boticário e a Trashin, tem por objetivo atuar na gestão de resíduos em 360º, buscando a prevenção da destinação incorreta de resíduos sólidos por meio da implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), engajamento da comunidade local e a mitigação do impacto por meio da implantação das ecobarreiras digitais pelo Brasil. “A parceria do Boticário com a Trashin para implantação dessas ecobarreiras e pontos de entrega pelo Brasil resultará em um impacto positivo, protegendo rios e oceanos enquanto gera renda para as cooperativas parceiras. Para a Trashin, é muito gratificante contribuir com as ações do Grupo Boticário para garantir um futuro mais sustentável”, diz Rafael Dutra, sócio-fundador da Trashin.
Seleção com base no DNA de O Boticário
Ao todo, Resíduo Extinto recebeu mais de 140 inscrições de todo o Brasil. Considerando a sinergia com o DNA sustentável do Boticário, os critérios de avaliação foram: maturidade da solução, potencial de crescimento, assim como o potencial inovação, além da essencial sustentabilidade financeira – impacto do problema ambiental e comprometimento de impacto socioambiental. Também foram considerados o perfil empreendedor, com a dedicação e complementaridade dos sócios, experiência empreendedora, conhecimento técnico e a proposta de piloto clara e estratégica para o crescimento da empresa.
O processo de seleção envolveu uma triagem dos inscritos por meio de critérios eliminatórios, com análise dos negócios por meio de uma matriz de avaliação em que foram atribuídas notas de 1 a 4 para cada subcritério dentro dos macros (negócio, impacto, liderança, aderência ao programa e piloto), além da realização de um comitê interno com o time de O Boticário para escolha dos pré-finalistas.
Após as etapas eliminatórias, o Boticário chegou às quatro semifinalistas: Trashin, Valora, iWrc e Mimoo. As empresas passaram por um refinamento do projeto piloto e banca final.
“Os empreendedores de negócios de impacto socioambiental têm desenvolvido, no Brasil, soluções inovadoras para resolver problemas críticos da nossa sociedade. Com parceiros como o Boticário, a Artemisia espera contribuir – dentro do mecanismo da inovação aberta – para que essas empresas possam ter o suporte necessário para alavancar o crescimento e o impacto positivo, trazendo as transformações necessárias ao país, sobretudo, nas agendas ambientais e sociais. A escolha da Trashin para integrar o edital ‘Resíduo Extinto’, com foco em Economia Circular, atende a esse objetivo de apoiar com a nossa expertise e recursos uma solução inovadora”, comenta Felipe Alves, diretor de desenvolvimento de negócios da Artemisia.
Próximos passos
Uma vez anunciada a startup vencedora do edital, a Artemisia e O Boticário irão desenhar um plano de trabalho que guiará o andamento de um projeto piloto que envolve a implementação de uma nova vertical de negócios para a Trashin, as ecobarreiras. O projeto, que acontecerá com suporte do Boticário, envolve a capacitação dos atores e a integração da cadeia da economia circular para ativação da rastreabilidade dos resíduos, da coleta à destinação final via cooperativas parceiras.
Durante todo o processo, a Trashin receberá suporte individual de um time de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, impacto socioambiental e outros temas pertinentes, que contribuam para o fortalecimento da estratégia de negócio.
Projeto Extinto
O “Resíduo Extinto” vem para potencializar a mensagem de “Extinto”, projeto de sustentabilidade lançado em janeiro deste ano, por meio do qual o Boticário faz um importante alerta para a sociedade: se não forem mudados os hábitos de consumo e a gestão de resíduos sólidos, os cheiros originais de paraísos naturais, no Brasil e ao redor do mundo, vão desaparecer em breve. A marca utilizou toda sua expertise em perfumaria para desenvolver cinco fragrâncias inspiradas em áreas preservadas de ecossistemas localizados na América, Ásia, África, Europa e Oceania. Com o “Extinto”, O Boticário pretende conscientizar a população sobre a importância de uma mudança coletiva de comportamento em relação ao descarte correto de resíduos sólidos.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta