Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Google lança IA que detecta golpes em smartphones: proteção inteligente para seu dispositivo

2024 word3

O Google utilizará sua inteligência artificial Gemini para identificar padrões associados a ligações fraudulentas e alertar o proprietário do sobre o risco de golpe.

Conforme a apresentação da realizada na terça-feira, 14, o usuário receberá um aviso caso alguém se passe por representante de banco e solicite transferências urgentes, pagamentos com cartão ou informações pessoais.

De acordo com um relatório citado pelo Google, usuários perderam mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões) por causa de fraudes em um período de um ano.

Embora o modelo tenha acesso ao conteúdo da conversa, esses dados não serão compartilhados com a empresa. Isso é possível porque a versão nano do Gemini opera localmente no celular, sem necessidade de conexão com a internet.

Outra solução apresentada pelo Google nesta terça-feira foi o Ask Photos, que em tradução livre significa “peça fotos”. O recurso permitirá ao usuário encontrar fotos em pesquisas feitas em corrido, interpretado pela IA generativa Gemini. Também será possível perguntar qual é a melhor de um álbum ou de uma visita a uma cidade.

Com a mesma tecnologia, será possível perguntar ao assistente de IA informações contidas em um vídeo. Será possível também pedir à ferramenta que gere para publicações no Instagram ou no Youtube.

Funcionalidade aprimorada dos assistentes virtuais

Com a tecnologia Gemini Nano, o Google promete aprimorar os assistentes virtuais, como Google Assistant, Siri (da Apple) e Alexa (da Amazon). Os smartphones — a começar pelo Pixel 9 do próprio Google — serão capazes de compreender informações de contexto, como , sons e linguagem falada.

Aplicativos que utilizam a tecnologia serão capazes de “compreender o da mesma forma que as pessoas o fazem”. A empresa afirmou que ainda neste ano lançará a função live ao Gemini. Isso permitirá que os usuários conversem e mostrem objetos e cenas ao chatbot em tempo real.

Recursos inclusivos e segurança digital do Google

Os recursos do Gemini Nano devem chegar ao TalkBack, de maneira a auxiliar pessoas com cegueira ou visão limitada a obterem descrições mais ricas e claras do que ocorre em uma imagem. A atualização preencherá informações que faltam, por exemplo, mais detalhes sobre o que está em uma foto ou o estilo e o corte das roupas ao fazer compras on-line.

O Google promete velocidade e funcionamento offline. A função “circule para buscar”, que permite escolher partes de imagens para executar uma busca na internet, chegará a todos os celulares com a versão atual do Android. A opção foi lançada junto do Samsung Galaxy S24 em janeiro e estava restrita a aparelhos da fabricante coreana, que havia assinado um contrato de exclusividade com o gigante de buscas.

A empresa também adicionará uma espécie de -d’água digital, chamada “Synth ID”, a todos os vídeos e fotos criados ou editados com inteligência artificial da empresa. A medida visa a conter a disseminação de deepfakes, imagens e áudios falsos feitos com IA para dissimular a realidade.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.