Tecnologia

Estácio em Curitiba amplia seu sistema de bikes compartilhadas com 280 bicicletas elétricas

2024 word2
Em julho do ano passado, Curitiba passou a contar com o sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina. O serviço foi disponibilizado para os curitibanos em uma parceria da Tembici com a de Curitiba
A localização das 51 estações da cidade foi previamente definida por meio de estudos e análises feitos por um time de urbanistas da Tembici em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Em agosto, a capital paranaense contava com 500 bicicletas compartilhadas, sendo 250 delas elétricas. Apenas no primeiro mês, a Tembici registrou mais de 80 mil deslocamentos em Curitiba
No fim de outubro, três meses depois do serviço ser disponibilizado em Curitiba, as bikes rosas da Tembici as bicicletas ganharam uma nova cor (azul) e a estampa da Estácio, a grande do ensino superior no país, que passou a patrocinar o projeto com o apoio da Eletromidia. Na ocasião, o número de usuários da plataforma da Tembici havia crescido 178% em relação ao início da operação. Agora, desde a entrada dos novos parceiros, o sistema de bicicletas compartilhadas atingiu a marca de 1 milhão de deslocamentos na capital.
Nesta semana, o projeto ganhou um novo impulso. Mais 280 bicicletas elétricas foram disponibilizadas em Curitiba, que passa a ter 780 bikes no total, sendo 530 elétricas. Com isso, as 51 estações espalhadas pela cidade estão sendo modernizadas, com a substituição das atuais por estações carregadoras. A expectativa é de que, até o fim de junho, todas tenham a nova tecnologia de carregamento. A mudança aumentará a eficiência e o tempo de uso das bicicletas elétricas e fará com que Curitiba seja a cidade latino-americana a ter um sistema de bike-sharing 100% composto por estações elétricas, de acordo com nota da Tembici.
De acordo com levantamento da empresa, a utilização do sistema foi 27% maior no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com os últimos quatro meses de 2023. Outro dado é que o total de quilômetros percorridos de janeiro a abril deste ano foi de 1 milhão, o que corresponde a 37 voltas ao redor mundo e a uma economia potencial de 78 toneladas de CO2, o equivalente a 15,2 mil novas árvores plantadas.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo