Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Descubra as últimas novidades sobre as fascinantes imagens criadas por inteligência artificial

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Rostos artificiais já são indetectáveis
Os rostos gerados por IA, de gente que não existe (como os publicados no site thispersondoesnotexist.com), se tornaram essencialmente perfeitos: é impossível perceber que são artificiais. Essa é a conclusão de cientistas do Canadá e da (1), que submeteram faces geradas pelo algoritmo StyleGAN2, da Nvidia, ao julgamento de 734 voluntários. 

Cientistas criam software antirrobôs
O Nighshade, criado pela Universidade de Chicago (2), promete impedir que as IAs geradoras de imagens, como Midjourney e Stable Diffusion, se alimentem de fotos e ilustrações encontradas na internet – o que é considerado pirataria. A ideia é que , fotógrafos e pessoas comuns usem a ferramenta (que confunde os algoritmos inserindo pixels ocultos) para proteger suas imagens. 

Algoritmos gastam muita energia
A criação de fotos e ilustrações por IA usa bastante de processamento, e isso requer muita eletricidade. Segundo cientistas da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, que mediram (3) o consumo de ários algoritmos, a geração de cada imagem gasta até 2,9 watts-hora (e leva à emissão de 0,3 grama de CO2). Isso é 60 vezes mais do que cada resposta das IAs de conversação, como o ChatGPT

Fontes 1. AI Hyperrealism: Why AI Faces Are Perceived as More Real Than Human Ones. E Miller e outros, 2023. 2. Prompt-Specific Poisoning Attacks on Text-to-Image Generative Models. S Shan e outros, 2023. 3. Power Hungry Processing: Watts Driving the Cost of AI Deployment? AS Luccioni e outros, 2023.

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo