DALL·E 2 Ă© um dos melhores geradores de imagens de IA disponĂveis e vocĂȘ pode experimentĂĄ-lo gratuitamente. A ideia Ă© que vocĂȘ insira um prompt de texto, como âuma pintura a Ăłleo de um macaco em um traje espacial na luaâ, e a IA faz o melhor possĂvel para gerar uma imagem que corresponda Ă sua ideia. Ă muito divertido de usar, mas os resultados do DALL·E 2 podem ser⊠errĂĄticos.
Eu tenho escrito sobre geradores de imagens de IA hå quase uma década e posso afirmar com confiança que o DALL·E 2 (desenvolvido pela OpenAI) ainda não é um substituto para fotógrafos, o Photoshop ou outros artistas, e provavelmente nunca serå. No entanto, é uma ferramenta impressionante e definitivamente vale a pena conferir.
Conheça também o Dall-e 3 que serå lançado em breve.
Aqui estå como começar.
Como usar o DALL·E 2
A melhor maneira de começar com o DALL·E 2 é mergulhar de cabeça. Aqui estå a versão råpida:
Quando vocĂȘ se cadastra para uma conta gratuita na OpenAI, serĂĄ necessĂĄrio verificar o seu nĂșmero de telefone. As ferramentas de IA que eles desenvolvem sĂŁo bastante poderosas e podem ser facilmente utilizadas por spammers e golpistas, por isso hĂĄ alguns recursos de segurança adicionais em vigor, diferentes da maioria dos outros aplicativos.
Ao configurar uma nova conta, vocĂȘ recebe 50 crĂ©ditos de geração de imagens no DALL·E 2 (cada crĂ©dito oferece quatro variaçÔes de imagem). AlĂ©m disso, vocĂȘ recebe 15 crĂ©ditos gratuitos por mĂȘs. Isso Ă© mais do que suficiente para brincar e aprender a utilizar as ferramentas, entĂŁo nĂŁo se preocupe muito no inĂcio. E se vocĂȘ acabar ficando sem crĂ©ditos, Ă© possĂvel comprar mais 115 crĂ©ditos por $15.
Assim que vocĂȘ acessar, verĂĄ a tela inicial aparentemente simples do DALL·E 2. HĂĄ uma galeria de arte criada com o DALL·E 2 e um campo de texto onde vocĂȘ pode inserir um prompt. Ă onde vocĂȘ precisa começar.
Digite seu primeiro prompt e clique em Gerar. Se estiver sem ideias, vocĂȘ pode clicar em Surpreenda-me ou experimentar uma destas opçÔes:
Aguarde alguns segundos e vocĂȘ terĂĄ quatro opçÔes de imagens geradas por IA para escolher.
Clique em qualquer uma delas e vocĂȘ poderĂĄ baixĂĄ-la, salvar em uma coleção, compartilhar no feed pĂșblico do DALL·E 2, editĂĄ-la ou criar mais variaçÔes.
Sério, o DALL·E 2 é tão fåcil de usar assim, mas hå mais para explorar.
Aprenda a criar melhores prompts no DALL·E 2
Para aproveitar ao måximo o DALL·E 2, é importante aprender a escrever bons prompts. Embora a experimentação seja a melhor maneira de entender como a IA interpreta diferentes ideias, aqui estão algumas dicas:
Quanto mais especĂfico e detalhado for o seu prompt, melhor. Se vocĂȘ pedir apenas âuma vacaâ, receberĂĄ apenas fotografias com aparĂȘncia um pouco estranha.
No entanto, se vocĂȘ pedir por âuma pintura cubista de uma grande vaca em um pequeno campoâ, vocĂȘ obterĂĄ resultados divertidos.
Experimente com diferentes descritores e estilos. Descobri que, quanto mais realista peço para o DALL·E 2 ser, menos impressionado fico com os resultados. Diverti-me fazendo o DALL·E 2 imitar pinturas impressionistas, artistas como Vermeer e Rembrandt, obras de arte digitais e atmosferas especĂficas, como caĂłticas ou alegres. Quase qualquer ideia que vocĂȘ possa imaginar vale a pena tentar.
NĂŁo espere resultados incrĂveis logo na primeira vez que tentar algo. Muitas vezes, serĂĄ necessĂĄrio modificar seu prompt, experimentar algumas variaçÔes extras e fazer ajustes para obter algo incrĂvel.
No entanto, nĂŁo torne seus prompts muito complicados. Se vocĂȘ adicionar muitos personagens e detalhes, o DALL·E 2 nĂŁo saberĂĄ exatamente em que focar e o resultado serĂĄ confuso. âUma pintura no estilo de Vermeer da Liga da Justiça se unindo aos Vingadores para lutar contra os Rugrats e o Bowser do Super Marioâ foi divertido de digitar, mas as imagens resultantes nĂŁo foram muito coerentes.
Por outro lado, âUma pintura no estilo de Vermeer do Homem de Ferro dos Vingadoresâ me proporcionou algo muito mais realista.
Recursos avançados do DALL·E 2: inpainting e outpainting
Além de gerar imagens usando IA, o DALL·E 2 pode editå-las. Existem duas técnicas principais:
VocĂȘ pode combinar ambas as tĂ©cnicas para aprimorar suas imagens, e existem algumas maneiras de começar a editar.
Como editar imagens com o DALL·E 2
Para editar uma fotografia ou outra imagem que vocĂȘ salvou em seu computador:
Alternativamente, vocĂȘ pode selecionar qualquer imagem que vocĂȘ tenha criado usando o DALL·E 2 e clicar em Editar.
Como fazer inpainting com o DALL·E 2
Com uma imagem aberta no editor, selecione a ferramenta Borracha (o atalho de teclado Ă© E).
Pinte sobre a ĂĄrea da imagem que vocĂȘ deseja substituir e, em seguida, use a barra de prompt pop-up para descrever como vocĂȘ deseja que toda a imagem fique, incluindo o preenchimento da lacuna. Em seguida, clique em Gerar.
Como sempre, vocĂȘ receberĂĄ quatro opçÔes, entĂŁo esperamos que uma delas corresponda ao que vocĂȘ deseja. Se nĂŁo corresponder, crie mais variaçÔes, experimente um novo prompt ou tente fazer o inpainting novamente.
Como fazer outpainting com o DALL·E 2
Com uma imagem aberta no editor, selecione Adicionar quadro de geração (o atalho de teclado é F). Posicione-o de forma a expandir sua imagem na direção desejada.
Em seguida, use a barra de prompt para descrever o que vocĂȘ deseja e clique em Gerar. Eu quero dar um companheiro para meu Irish Wolfhound, entĂŁo vou usar o seguinte prompt: âuma pintura no estilo de Vermeer de um pequeno Irish Terrier de pelos curtos virado para a esquerda, desfrutando de uma caneca de cerveja escura em um pub tradicionalâ.
Mais uma vez, vocĂȘ terĂĄ quatro opçÔes para escolher. Clique nas setas para vĂȘ-las. Se vocĂȘ nĂŁo gostar de nenhuma delas, clique em Cancelar. Caso contrĂĄrio, clique em Aceitar. Em seguida, vocĂȘ pode adicionar mais quadros de geração ou clicar no botĂŁo de download para salvar sua criação.
Fonte: Andre Lug