Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Aplicativo brasileiro ajuda analfabetos e cegos a identificar medicamentos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
App brasileiro lê caixas de remédios para analfabetos e
O app lê e explica as caixas de remédios para cegos e analfabetos a partir da câmera do celular. - Foto: @Bruno Rogério de Moura/YouTube
O app lê e explica as caixas de remédios para cegos e analfabetos a partir da câmera do celular. – Foto: @Bruno Rogério de Moura/YouTube

Um app criado por um brasileiro consgue ler rótulos de caixas de remédios para cegos e pessoas analfabetas. Além do nome do medicamento, o aplicativo também diz qual sua função. É incrível!

Criado pelo desenvolvedor Bruno Rogério de Moura, o dispositivo chamado Amynk é capaz de auxiliar pessoas com deficiência visual e analfabetas a diferenciar caixas. A leitura é feita pela câmera do celular, a partir de um comando de voz do usuário. “Ver remédio”.

Bruno trabalha como líder de dados em uma rede de farmácias e teve a ideia de criar o aplicativo quando soube de um projeto parecido. Mas diferente do dele, a criação de um estudante da não usava o reconhecimento por voz. O app ainda não está disponível para download, mas deve ser lançado até o final de 2024.

“Ler remédio”

O aplicativo funciona de maneira bem simples. Basta abrir o app e dizer “Ver remédio”.

Automaticamente, o Amynk abre a câmera e instrui o usuário. “Toque na tela para tirar uma foto de reconhecimento do remédio.”

Depois, o dispositivo analisa as imagens por alguns segundos e pronto: já diz todas as informações do medicamento!

“O medicamento da imagem é Trimeb maleato de trimebutina de 200 mg. Ele é usado para tratar problemas de digestão como azia, queimação no estômago e indigestão. Tome este medicamento somente com médica”, disse a voz da IA.

Procurando financiadores

O app ainda não está disponível para download. Segundo Bruno, a funcionalidade deve ficar disponível, gratuitamente, para o úblico até o fim de 2024.

No momento, o profissional dá os retoques finais e busca investidores.

O desafio financeiro é grande para poder manter as despesas com o servidor.

Competição do Google

O Amynk ainda nem foi lançado mas já pode ganhar um baita . Isso porque o app está inscrito em uma competição para desenvolvedores de APIs do Gemini, do Google.

E o melhor, você pode ajudar Bruno a ganhar e levar um baita prêmio para casa! O voto é popular!

Para isso, basta entrar na página do Amynk, no Google Dev e clicar em “Votar”.

A competição vai distribuir mais de US$ 1 milhão em prêmios em dinheiro.

Veja como o aplicativo funciona!

O aplicativo consegue ler diversos rótulos de remédios e deve ser lançado até o final de 2024. – Foto: Reprodução/CFF

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo