Tecnologia

Alex Canziani é nomeado secretário da Inovação no Paraná, impulsionando novas iniciativas no Estado.

2024 word2
O ex-deputado federal Alex Canziani assumiu a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) nesta segunda-feira (3), no lugar de Marcelo Rangel, que deixa a pasta para disputar a prefeitura de Ponta Grossa, cidade da qual já foi prefeito por dois mandatos. Rangel esteve à frente da secretaria desde sua criação, no início do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Jr., em janeiro de 2023.
Londrinense, Canziani é bacharel em direito e especialista em gestão de pessoas. Iniciou sua trajetória política em 1989, como vereador de Londrina por dois mandatos, cidade da qual também foi vice-prefeito. Depois, somou cinco mandatos consecutivos como deputado federal, de 1999 a 2019. Antes de assumir a secretaria de inovação, presidiu o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) desde outubro de 2022.
Na cerimônia de posse, realizada na sede da SEI, no prédio da Celepar, Rangel destacou a extensa carreira na gestão pública de Canziani e o compromisso do novo secretário de dar continuidade ao trabalho que a SEI vem realizando para transformar o Paraná no estado mais inovador do Brasil, especialmente na relação da secretaria com a gestão pública dos municípios paranaenses.
Canziani, por sua vez, ressaltou o propósito da SEI de fazer com que a inovação gere resultados e desenvolvimento. “É com esse espírito que assumo esta secretaria”, diz. “Estou com uma expectativa muito grande e com uma responsabilidade muito grande também em relação a tudo o que já tem sido feito pela secretaria”, conta ele, que tem temas como desenvolvimento, educação e inovação muito presentes em sua carreira política.
Dentre as ações que vislumbra para a sua gestão, Canziani propõe a ideia de trabalhar junto com empresas para formar cada vez mais profissionais que se desenvolvam e continuem atuando no estado para impulsionar a inovação. “O que percebemos é que faltam profissionais da inovação. Isso não é só em Curitiba ou no Paraná, mas no mundo. Por isso, temos que tomar iniciativas para poder formar novos talentos e reter essas pessoas, especialmente no Paraná, um estado com muitas oportunidades”, comenta.
Uma dessas oportunidades seria na área da transformação digital, um desafio segundo Canziani. A ideia, segundo ele, é trazer especialistas no assunto para que o estado se torne ainda mais tecnológico, melhorando a eficiência, transparência e acessibilidade dos serviços públicos, o que envolve a modernização de processos e outras práticas para melhorar a qualidade de vida da população. “Vamos buscar pessoas e empresas, startups, que possam com suas experiências para que isso aconteça com uma velocidade maior ainda no Paraná, para ajudar o próprio governo a ser mais ágil e mais próximo do cidadão. Já temos várias iniciativas, mas acredito que possamos ir ainda mais longe, levando mais soluções para os nossos municípios”, revela.
Na cerimônia de posse também foi anunciado o programa Paraná Global, cuja ideia é criar parcerias nacionais para que mais produtos paranaenses possam ganhar destaque internacional em diferentes áreas, com maior aproximação com a Apex-Brasil, agência nacional responsável por promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia do país. “Nós queremos fortalecer essas parcerias para que possamos levar soluções do Paraná para outros países e fazer com que a economia do estado cresça cada vez mais”, diz o novo secretário.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo