Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Teatro e cultura nas escolas públicas: Projeto Roda-Palco Aquarela no interior

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A primeira apresentação foi realizada na Escola Municipal Rosalino da Silva, no bairro Cidade Alta, nesta quarta-feira (19), com o espetáculo Circo Ducafundó da Du Canfundó, companhia que existe desde 2013 e, com um espírito itinerante, promoveu um espetáculo que encantou e emocionou o público formado por mais de 400 alunos. Já a próxima apresentação será no dia 28 de março, com o espetáculo Fios de Mentira, da Companhia Art’Arteiros, que se apresentará no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anterina Miranda Moraes, no bairro Jardim Tropical.

O Roda-Palco Aquarela realizará sete apresentações, sendo uma por mês, em escolas diferentes, com seis apresentações feitas por grupos profissionais e uma realizada por um grupo de teatro estudantil.

“O propósito é fomentar o consumo da arte cênica e circense, levando apresentações de grupos de Rondonópolis para escolas municipais, viabilizando a oferta de teatro para crianças e adolescentes para que tenham diferentes contatos com a arte”, explica Ana Cristina, produtora executiva do projeto.

O também produtor do projeto, Cassyo Ander explica que a iniciativa visa incentivar o trabalho artístico de grupos de teatro formados por estudantes das escolas públicas.

“O projeto é uma forma de levar teatro, totalmente gratuito, para estudantes de escolas públicas de bairros periféricos de Rondonópolis. Todo professor ou professora que desenvolver alguma peça de teatro com seus alunos pode se inscrever pelo formulário para ganhar prêmio e receber as ações do Roda-Palco na sua escola”, ressalta.

Os grupos de teatro das escolas públicas que queiram participar do projeto têm até o dia 17 de abril de 2025 para realizarem a inscrição. Os grupos precisam ter pelo menos três estudantes do ensino médio; apresentar uma peça de teatro estudantil que foi encenada na escola, com registro de fotos ou vídeos e o texto da encenação; ter um ou mais professores cadastrados no projeto como orientadores responsáveis. As inscrições serão feitas por meio de um formulário disponível na página oficial do projeto no Instagram: @rodapalcoaquarela.

As escolas selecionadas receberão um prêmio de R$ 1.500,00 e terão a oportunidade de prestigiar uma apresentação teatral com a peça “Se eu chovo, tu choves também”, do Coletivo CorpoAnu de Rondonópolis, além de participar de uma oficina de formação em produção cultural oferecida para a comunidade escolar.

O projeto Circula Cidade Rondonópolis Roda-Palco Aquarela é financiado pela Lei Aldir Blanc II, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis-MT.

Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.