CENÁRIO POLÍTICO

TCE e Prefeitura se unem em projeto para monitorar compras na SaĂșde

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf e o prefeito de CuiabĂĄ, Abilio Brunini, discutiram, na sexta-feira (13), um projeto inĂ©dito que prevĂȘ o acompanhamento em tempo real de licitaçÔes, compras e indicadores de eficiĂȘncia das unidades de saĂșde.

De acordo com Maluf, que preside a ComissĂŁo Permanente de SaĂșde, PrevidĂȘncia e AssistĂȘncia Social do TCE-MT, o prĂłximo passo serĂĄ a elaboração de um termo para que a Capital seja a cidade-piloto do projeto, que, em sua avaliação, fortalecerĂĄ a transparĂȘncia e a eficiĂȘncia da gestĂŁo. 

“Estamos montando um termo para tornar CuiabĂĄ piloto nessa iniciativa, na qual vamos acompanhar online as licitaçÔes principalmente na ĂĄrea da saĂșde. Vejo aqui açÔes que atĂ© entĂŁo nunca foram tomadas. Embora elas levem algum tempo atĂ© repercutirem na ponta, jĂĄ começamos a ver resultados”, apontou o conselheiro. 

Na ocasiĂŁo, o prefeito tambĂ©m apresentou um balanço dos primeiros meses de gestĂŁo, classificados como “desafiadores” em decorrĂȘncia do endividamento e de uma epidemia de arboviroses enfrentada pela capital. “O prefeito nos deu transparĂȘncia sobre a questĂŁo das dĂ­vidas herdadas. Isso acaba dificultando futuras compras”, pontuou Maluf. 

Brunini explicou que o termo de cooperação com o TCE-MT serĂĄ similar a outro acordo jĂĄ firmado com o MinistĂ©rio PĂșblico. Para o prefeito, o compartilhamento de dados em tempo real vai permitir a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria de forma contĂ­nua.

“NĂłs estamos de comum acordo em ser um laboratĂłrio desse processo de transparĂȘncia. Com isso, faremos o monitoramento dos dados, dos pontos de eficiĂȘncia das unidades de saĂșde e tambĂ©m das compras e contratos, para que o Tribunal possa nos auxiliar”, afirmou o prefeito.

Na avaliação da secretĂĄria de SaĂșde, LĂșcia Helena Sampaio, a ferramenta reforça o compromisso da prefeitura com o avanço do setor. “Isso vai dar mais transparĂȘncia Ă  gestĂŁo, vai tornĂĄ-la mais fortalecida. Tem tudo a ver com aquilo que a gente quer fazer: tornar as coisas corretas e feitas de forma transparente.”

Ela tambĂ©m destacou que, apesar de os primeiros meses de gestĂŁo terem sido desafiadores, houve avanços na vacinação, atendimento e cirurgias. “SĂŁo melhorias pequenas, mas que aconteceram. Diante do que a gente pegou, eu considero que foi um balanço positivo do quadrimestre”, concluiu.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.