Cinema

Taís Araújo revela que papel marcante quase foi de outra atriz após 30 anos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Como bem sabemos, Xica da Silva (1996) e também na carreira de , que se tornou a primeira mulher negra a protagonizar uma novela em horário nobre no país. No entanto, recentemente veio à tona que o papel principal quase ficou com outra atriz, que só decidiu revelar a informação agora.

Exibida pela extinta Rede Manchete, a trama foi escrita por – que assinava sob o pseudônimo de Adamo Angel – e conta a forte trajetória de Chica da Silva, uma mulher que passou de escravizada a uma das mais ricas e influentes da sociedade colonial brasileira.

A novela teve direção de (1935-2001), que gerou diversas polêmicas durante a produção, incluindo . E foi o próprio Avancini quem convidou para interpretar a protagonista antes de Taís, mas a atriz acabou recusando a proposta por um motivo de força maior.

Taís Araújo e Isabel Fillardis

Divulgação/TV Globo

Taís Araújo e Isabel Fillardis

A (quase) Xica da Silva

Durante sua participação no programa Saia Justa, do GNT, Isabel Fillardis contou pela primeira vez sobre a existência do convite. O papel, que até então parecia ter sido feito sob medida para Taís Araújo, poderia, na verdade, ter tido uma interpretação totalmente diferente.

“Eu tenho uma passagem que entra a vida e a arte na minha história, na qual eu precisei recuar e abrir mão de algo muito bacana na arte. Walter Avancini me chamou para fazer Xica da Silva. Na época, eu era contratada [da TV Globo]”, iniciou ela.

A proposta era tentadora, e Isabel sabia que a novela era promissora, mas decidiu optar pela segurança. “Fizemos uma reunião. Quando ele me falou da personagem, é óbvio que eu fiquei extremamente tentada a fazer. A proposta era interessante, mas não era interessante o suficiente para eu abrir mão da estrutura que eu já tinha construído”, confessou.

“Essa mulher mudou a minha vida”: Quase 30 anos depois, Taís Araújo faz declaração poderosa sobre sua primeira protagonista

Você deve estar se perguntando: qual estrutura? Bom, a atriz mantinha uma carreira sólida na TV Globo – onde está até hoje. Antes de Xica da Silva estrear nas telinhas, Fillardis já havia participado de grandes produções da emissora, como (1993), (1994), (1995) e (1996).

Porque eu ia ter que romper com o contrato. Eu até tentei dar uma burlada. Falei: ‘Me dá uma licença para eu poder fazer’. Então tive que tomar essa decisão

Só depois da recusa é que Isabel parou para pensar em quem poderia interpretar a Chica da Silva perfeita, e logo Taís Araújo veio à sua mente.

“Eu pensei assim: ‘Quem é que pode fazer essa personagem? Taís!’. Eu falei: ‘Tata, você que vai fazer essa personagem’. Ela respondeu: ‘Não vou. Não vou fazer porque sou menor de idade e vou ter que ficar pelada’. Eu disse: ‘Criatura, presta atenção, é para fazer a Xica da Silva. Eu não posso e você vai fazer”, relembrou a artista, aos risos.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.