Sophia @princesinhamt
Notícias

Suspensão de distribuição de testes de HIV por decisão de Trump impacta Campo Grande

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O programa “A Hora é Agora”, que oferecia testes de HIV gratuitos para a população, foi suspenso em Campo Grande. A descontinuidade do serviço, crucial na prevenção e tratamento da doença, ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, interromper o financiamento para programas de HIV.

O projeto era desenvolvido pela Fiocruz, em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Através do projeto “A Hora é Agora”, qualquer pessoa poderia solicitar, pela internet, um teste de HIV. A entrega era feita pelos Correios, em casa ou em armários digitais instalados em prédios públicos, como shoppings.

No centro de Campo Grande, por exemplo, o ponto de recebimento era o Pátio Central.

O programa também ajudava no encaminhamento imediato ao tratamento e na distribuição de medicamentos pré e pós-exposição. Além de Campo Grande, o serviço estava disponível em mais quatro capitais, e em todas elas foi suspenso.

Testagem continua

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande informou, em nota, que lamenta a suspensão de um projeto tão importante para barrar o avanço do HIV. A Sesau está reorganizando os processos para minimizar os impactos e garantir o atendimento aos pacientes.

A Sesau reforçou que o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), local onde são realizados testes presenciais e entrega de medicamentos, segue funcionando plenamente, sem interrupções. Os testes também estão disponíveis nas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde também afirmou que assegura um orçamento crescente para a assistência integral a pacientes com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento, com oferta gratuita de antirretrovirais.

Contudo, o projeto “A Hora é Agora” tinha como objetivo ampliar toda essa rede, facilitando o acesso principalmente aos testes.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.