O grande vencedor foi Victor Hugo Mota, merendeiro da Escola Estadual Prof. José Mendes Martins, de Várzea Grande. Com o prato “Encanto do Serrado”, que uniu peixe, ingredientes regionais e apresentação impecável, ele somou 207,8 pontos e levou para casa o prêmio de R$ 9 mil.
O segundo lugar ficou com Rosely Aparecida da Cruz, da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis, que apresentou uma lasanha de lombo suíno e garantiu o prêmio de R$ 7 mil. Já o terceiro lugar foi conquistado por Roseli Mendes de Sá, da Escola Estadual Nova Canaã, em Nova Canaã do Norte, com uma saborosa polenta com almôndegas.
Durante a premiação, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a relevância do concurso. “Mais do que cozinhar, eles cuidam, acolhem e contribuem diretamente para o aprendizado e o bem-estar dos nossos estudantes. Hoje celebramos o talento, o carinho e a dedicação de cada um que participou. Aproveitem que hoje a festa é para vocês”, afirmou.
Os pratos foram avaliados por um corpo de jurados composto pela instrutora de gastronomia Jeane de Souza, o professor João Carlos Caldeira e a nutricionista Gabrieli Comacchio. As receitas precisaram seguir critérios como ser inéditas no cardápio da alimentação escolar, ter obrigatoriamente uma proteína de origem animal (carne bovina, suína, frango ou peixe) e se apresentarem como pratos salgados.
A final foi acompanhada por familiares, gestores escolares e autoridades, em uma noite que também contou com jantar especial de confraternização.
Fonte: leiagora