Combate ao Mosquito
Mundo

Supercentenária saudável atinge 112 anos sem doenças ou remédios

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Supercentenária completa 112 anos sem doenças nem remédios

Angelina Torres, de 112, é uma supercentenária tratada como celebridade na Espanha, com a ressalva que ela não toma remédios. Ela diz não ter segredo para essa longevidade. – Foto: La Vanguardia
Angelina Torres, de 112, é uma supercentenária tratada como celebridade na Espanha, com a ressalva que ela não toma remédios. Ela diz não ter segredo para essa longevidade. – Foto: La Vanguardia

Angelina Torres é a mulher mais velha da Espanha e está entre as 57 pessoas mais longevas do mundo. A supercentenária, de 112 anos, que diz que não tem doenças tampouco toma remédios. Olha isso! A idosa é lúcida, orientada e falante.

Ela mora com a filha, um neto e um bisneto em Barcelona. Adora recordar quando chegou à cidade, que adotou como sua, ainda criança. Segundo ela, o que mais mudou ao longo dos anos foi a forma de vida.

Angelina relembra que, antes, apenas o homem trabalhava com raras exceções e que isso acabou. “Todos os dias me pergunto por que cheguei a essa idade”, questiona. Ela virou celebridade na cidade e contou o que faz para a longevidade.

Virou celebridade

Angelina é tratada como uma celebridade na Catalunha. Recebe visitas de autoridades e pessoas famosas. Mas não demonstra se aborrecer.

A família de Angelina é conhecida por reunir pessoas longevas. A mãe chegou aos 100 anos, uma irã aos 93 e, ela, agora aos 112.

Exímia costureira, a idosa disse não ter segredos para a longevidade, apenas gosta de fazer compras, trabalhar, conversar com os amigos e “ajudar quem não precisa”.

Leia mais notícia boa

Fotografia de família

Angelina lembra com carinho dos tempos de criança, mesmo com as dificuldades atual.

Segundo ela, a maior diferença é a solidariedade entre as pessoas.

Também observa que todos trabalham – homens e mulheres – e que, antes, essa era uma atribuição basicamente masculina.

Sem ressentimentos

Com uma vida marcada por perdas, a idosa não guarda mágoas nem ressentimentos.

O pai morreu quando era criança, o marido pouco tempo depois do casamento foi chamado para o front. Sobreviveu e ficou ao seu lado até morrer.

Dos tempos que já passaram, Angelina disse que o período mais “duro” é o da guerra, que impõe restrições por falta de dinheiro e de produtos, La Vanguardia.

Que história!

Angelina Torres, de 112, é uma supercentenária tratada como celebridade na Espanha, com a ressalva que ela não toma remédios. – Foto: La Vanguardia

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.