Embora nada supere o mangá de , dentro do vasto universo de animes baseados em sua obra, existem adaptações que se destacam bastante, seja pela história ou pela animação.
No entanto, no pódio dessas adaptações, Dragon Ball: O Caminho do Poder leva a coroa. Este OVA, uma colaboração entre a Toei Animation e o Studio Ghibli, conta a origem de Goku de uma forma surpreendentemente fiel ao mangá, ao mesmo tempo em que transforma a história do mangaká de tal forma que desafia completamente o cânone da franquia.
O filme de Dragon Ball em que o Studio Ghibli trabalhou
A origem de O Caminho do Poder é curiosa: nasceu quando chegou ao fim, como parte da campanha promocional de . Apresentando Goku com o uniforme desta série, o que o OVA faz é reinterpretar os seis primeiros volumes do mangá, condensando-os em um filme de apenas uma hora e vinte minutos. Dessa forma, a adaptação conseguiu incluir o essencial da história de Goku, do início ao fim da Saga da Fita Vermelha, com mudanças substanciais na narrativa, mas sem perder sua essência.
O mais interessante dessa produção é a colaboração da Toei Animation com o Studio Ghibli. A famosa casa de animação de , conhecida por sua requintada qualidade visual, se juntou ao projeto para fornecer suporte de animação, especialmente nas sequências de ação e cenários, contribuindo com seu toque único para a cenografia e alguns dos detalhes mais elaborados vistos no filme, o que é bastante perceptível.
O experimento mais estranho de Dragon Ball
O resultado, como esperado, foi um filme que experimentou visualmente como nunca antes na história deste anime, nos oferecendo algumas das imagens mais bonitas de toda a franquia, com animação fluida e detalhada que manteve o dinamismo e a ação característicos da série.
A história, por sua vez, ágil e fiel ao estilo de Akira Toriyama, conseguiu transformar certos aspectos do cânone, especialmente no que diz respeito ao desfecho da Saga da Patrulha Vermelha. Não daremos mais detalhes para evitar spoilers, mas devemos alertar o leitor que a sequência de luta final é uma das melhores coisas feitas em toda a franquia.
Fonte: adorocinema