Notícias

STF mantém prisão de morador de MT condenado por tentativa de explosão no aeroporto de Brasília

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

– O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão preventiva do mato-grossense Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado por envolvimento na tentativa de explosão de um caminhão-tanque nas proximidades do aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022.

A decisão é assinada pelo ministro Alexandre de Moraes e foi publicada nesta segunda-feira (7).

Alan foi preso novamente no dia 27 de junho, por ordem de Moraes, e está custodiado na Cadeia Pública de Comodoro.

A nova prisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apresentou denúncia adicional contra ele e outros dois acusados: George Washington de Oliveira Sousa e Wellington Macedo de Souza.

Na decisão, Moraes negou o pedido da defesa para que Alan respondesse em liberdade ou fosse submetido a medidas alternativas. O ministro considerou que a liberdade do réu representa risco à ordem pública, tendo em vista a gravidade dos fatos.

“Os elementos colhidos pela investigação apontam que Alan Diego dos Santos Rodrigues, ao ser conduzido em um veículo no banco do carona, depositou o artefato explosivo no eixo esquerdo do caminhão-tanque e, na sequência, fez duas ligações por orelhão, o que revela evidente risco à ordem pública representado pela sua liberdade”, escreveu Moraes.

O ministro também determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária de Mato Grosso informe, em até 48 horas, se há condições para a permanência de Alan na unidade prisional de Comodoro.

Nova denúncia

Alan Diego já havia sido condenado, junto com os outros dois acusados, a 5 anos e 4 meses de prisão em regime fechado pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. O caso foi posteriormente enviado ao STF após o Ministério Público do DF repassá-lo à PGR.

A nova denúncia amplia as acusações e inclui crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e atos previstos na Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016).

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.