O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) AndrĂ© Mendonça arquivou a ação movida contra a deputada federal JĂșlia Zanatta (PL-SC) por uma suposta ameaça ao presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT).
A notĂcia-crime, de autoria sigilosa, pedia a instauração de um inquĂ©rito para apuração de uma suposta prĂĄtica dos crimes de ameaça, incitação ao crime e apologia de crime contra a parlamentar da oposição.
Em março de 2023, recĂ©m-empossada na , JĂșlia postou uma foto em que segura uma metralhadora. Na imagem, ela vestia uma camiseta com a frase âcome and take itâ (âvenha e pegueâ, em tradução livre) e um desenho de uma mĂŁo com quatro dedos perfurada de tiros, em uma possĂvel referĂȘncia a Lula.
A imagem gerou uma reação negativa entre os apoiadores do governo. Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, classificou a foto como um âcomportamento nazistaâ.
O ministro Mendonça, relator do caso, acolheu a posição da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR), que afirmou nĂŁo haver dolo na postagem de JĂșlia, mas apenas uma expressĂŁo de preferĂȘncia polĂtica.
Mendonça destacou que a liberdade de expressão protege opiniÔes divergentes.
âTal liberdade nĂŁo Ă© protegida constitucionalmente somente para garantir o direito de expressĂŁo daqueles com os quais todos concordam, ou das opiniĂ”es majoritĂĄrias, mas, ao contrĂĄrio, para garantir o livre exercĂcio de opiniĂ”es dos quais se discordaâ, escreveu o ministro.
Em depoimento Ă PolĂcia Federal (PF), JĂșlia negou qualquer intenção de ameaçar Lula. Afirmou que a frase âcome and take itâ se refere a uma postura defensiva, nĂŁo ofensiva.
TambĂ©m afirmou que Ă© defensora do direito ao uso de arma pessoal para legĂtima defesa e que a pauta de desarmamento pode acabar com milhares de empregos ligados Ă indĂșstria do setor.
A deputada comentou decisão de Mendonça com uma postagem no Twitter/X nesta sexta-feira, 5.
A foto que a imprensa ama usar
A camiseta que eu continuarei usando
A carabina 9mm que nĂŁo Ă© metralhadora
O choro que Ă© livre đ pic.twitter.com/jpqdNiyDpN
â JĂșlia Zanatta (@apropriajulia) July 5, 2024
Fonte: revistaoeste