Um grupo de jovens desenvolvedores criou um projeto que se mostra como uma solução tecnológica com potencial de impacto nacional: o sistema “Imunize-me”, voltado para reduzir o desperdício de vacinas na rede pública de saúde.
O projeto foi o grande vencedor da edição Pantanal do HackaMT, maratona de inovação realizada no último fim de semana em Cáceres, a 220 km de Cuiabá.
Durante três dias, os participantes enfrentaram o desafio de propor soluções reais para problemas públicos. A equipe vencedora criou um sistema de agendamento e comunicação entre unidades de saúde, permitindo o reaproveitamento de frascos multidoses antes do vencimento.
O projeto evita o descarte de doses ao alertar, em tempo real, outras unidades próximas sobre a existência de frascos abertos. Caso haja possibilidade, o paciente é redirecionado para essa unidade, otimizando o uso das vacinas.
A proposta também melhora a gestão dos estoques com base no fluxo previsto de pacientes.
A equipe vencedora é formada por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker.
Eles receberão bolsas de desenvolvimento tecnológico, totalizando R$ 91,2 mil em investimento público, para que possam aprimorar a solução ao longo dos próximos 12 meses.
O HackaMT – edição Pantanal – é uma iniciativa da Seciteci em parceria com a Fapemat, Unemat, Prefeitura de Cáceres, Almáz Inovação e outros agentes do ecossistema de inovação. O evento reuniu 100 inscritos e estimulou a criação de soluções com impacto social.
Fonte: primeirapagina