O Memorial Marechal Rondon é um dos projetos mais antigos da infraestrutura em cultura e turismo de Mato Grosso. Idealizado em 1997, ainda na gestão do ex-governador Dante de Oliveira, teve as obras iniciadas em 2001, foi entregue em 2016, mas nunca teve uso continuo mantido. Agora, passa por nova tentativa de revitalização.
A obra, contratada por R$ 4.489.000,00 junto à empresa Home & Invest Construtora Ltda, está parcialmente financiada por recursos da União Federal, via contrato de repasse nº 908552/2020 com a Sudeco e operacionalização da Caixa. No entanto, segundo a justificativa apresentada, apenas a primeira parcela do repasse foi liberada até o momento, o que inviabilizou os pagamentos das 9ª e 10ª medições.
A empresa solicitou formalmente a suspensão temporária dos serviços por meio do ofício nº 091/2025, citando também atrasos nas medições anteriores, na 5ª, 6ª e 7ª medições, que só foram quitadas com recursos do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com promessa de posterior reembolso pela União. Em 23 de junho, a Sedec chegou a solicitar o desbloqueio dos valores pendentes por meio do ofício nº 080/2025/GS/SEDEC, mas, sem resposta, a paralisação foi avalizada pela equipe técnica da Sinfra.
O engenheiro fiscal Matheus Costa Oliveira de Moraes assinou a autorização, que determina a suspensão da obra “até segunda ordem”.
Fonte: Olhar Direto