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Sinais de que a suspensão da sua picape (diesel ou flex) precisa de manutenção

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Suspensão da picape gasta? 4 sinais de que a sua (diesel ou flex) pede socorro

Sua picape está pulando ou batendo seca? Motor diesel mais pesado pode ser o vilão. Veja 4 sinais de que a suspensão pede socorro

A suspensão da picape é feita para aguentar o tranco, mas ela não é eterna e sofre muito no Brasil. Como é um veículo de trabalho (ou de lazer pesado), ignorar os sinais de desgaste pode causar acidentes graves. Quer saber como cuidar? Acompanhe o Garagem360 e veja várias dicas!

Por que a suspensão da picape diesel gasta mais?

Tanto a versão flex quanto a diesel sofrem, mas a picape diesel tem um problema extra: o peso do motor. Isso porque o motor a diesel é muito mais pesado, o que força mais a suspensão dianteira (amortecedores, pivôs).

Suspensão da picape gastaSuspensão da picape gasta
Foto: Reprodução

 

Na traseira, o sistema é feito para carga. A maioria usa feixe de molas, um conjunto de lâminas de aço feito para aguentar peso. Mas ele também gasta.

1. Picape “pulando” ou balançando demais

Esse é o sinal clássico de amortecedor cansado. Você passa em uma lombada e, em vez de parar, a picape continua balançando para cima e para baixo. É o que mecânicos chamam de “efeito barco”.

Isso acontece porque o <!–>amortecedor perdeu o óleo–> ou o gás. Ele não consegue mais controlar o movimento da mola. Ou seja, o carro fica instável em curvas e perigoso na estrada.

2. Barulho de ferro batendo ou rangidos

A picape não pode ser silenciosa como um sedan, mas barulhos altos são um alerta. Preste atenção nos sons:

  • Batida “seca”: um “TOC-TOC” forte ao passar em buracos. Pode ser o batente do amortecedor que estourou ou folga nos pivôs.
  • Rangido (nhec-nhec): som de portão velho. Em picapes, isso quase sempre vem do feixe de molas traseiro. As lâminas estão ressecadas ou com as buchas gastas.
  • Estalos ao virar: pode ser a junta homocinética (se for 4×4) ou folga no terminal de direção.

3. Desgaste “comido” nos pneus

Outro ponto é que a suspensão gasta “come” pneu de forma irregular. Se você passar a mão na banda de rodagem e ela parecer uma serra (com “escamas”), é culpa do amortecedor.

Suspensão da picape gastaSuspensão da picape gasta
Foto: Reprodução

 

Se o pneu estiver gasto só por dentro ou só por fora, o problema é de alinhamento. Mas se a suspensão estiver com folga, ela não segura o alinhamento. Você alinha o carro e, em uma semana, ele já está torto de novo.

4. Frente mergulhando na freada

Ah, esse sinal é perigoso. Quando o amortecedor dianteiro está ruim, qualquer freada faz a frente da picape “mergulhar” demais. O peso todo vai para a dianteira. Isso aumenta a distância de frenagem.

Em um susto, o carro não vai parar onde deveria. Segundo alguns fabricantes, isso pode aumentar o risco de o carro derrapar em curvas.

Como você viu, manter a suspensão da picape em dia é vital, especialmente se você carrega peso ou viaja muito. O custo da troca de amortecedores e pivôs é alto, mas é um gasto de segurança.

E a sua picape, já deu algum sinal de cansaço na suspensão? Qual peça era? Deixe seu comentário abaixo!


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Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

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