SAÚDE

Setembro Amarelo: Prevenir o Suicídio no Trabalho Cuidando da Saúde Mental, Alerta o TST

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Setembro Amarelo: cuidar da saúde mental no trabalho previne suicídio, alerta TST

A campanha Setembro Amarelo deste ano fala de saúde mental no trabalho e como prevenir o pior. E ganhou apoio de peso: O TST. - Foto: Malachi Witt/Pixabay
A campanha Setembro Amarelo deste ano fala de saúde mental no trabalho e como prevenir o pior. E ganhou apoio de peso: O TST. – Foto: Malachi Witt/Pixabay

Já pensou que você pode ajudar a evitar o suicídio de alguém no seu ambiente de trabalho? A campanha Setembro Amarelo deste ano fala sobre isso: saúde mental no emprego e como prevenir o pior.

E a campanha deste ano ganhou um apoio de peso: a Justiça do Trabalho entrou no movimento e pede que ambientes de trabalho também sejam espaço de acolhimento e de escuta ativa.

“Cada vez mais é importante que o ambiente corporativo ou de pequenos negócios também seja espaço de acolhimento, de escuta ativa, onde exista uma cultura de responsabilidade social sobre a saúde mental dos empregadores, gestores e trabalhadores. É questão de dignidade humana”, disse o ministro Alberto Balazeiro, coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.

Ansiedade, depressão e suicídio

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que somente em 2024 foram registrados 472 mil afastamentos por transtornos mentais. Isso representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior e um marco na série histórica dos últimos 10 anos.

E a maioria das atingidas com depressão e ansiedade são mulheres na faixa dos 40 anos. Outros dados, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), demonstram que a maioria dos afastamentos foram de mulheres (64%), com idade média de 41 anos, com quadros de ansiedade e de depressão e que ficaram afastadas do trabalho por até três meses.

No Brasil, diversas autoridades sanitárias já encaram o suicídio como um problema de saúde pública. Aqui quase 14 mil casos são registrados todos os anos. Por dia, em média, 38 pessoas tiram a própria vida.

Leia mais noticia boa

Todos unidos para ajudar

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada em 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para incentivar os países a adotarem estratégias de enfrentamento ao problema.

No Brasil, a campanha existe desde 2014 e foi idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O ministro Alberto Balazeiro disse que é preciso um esforço nacional, que englobe o poder público, iniciativa privada e também as próprias pessoas que trabalham. Ele defendeu uma consciência coletiva nacional sobre a promoção do bem-estar físico e psicológico no ambiente de trabalho.

Não são apenas chefes déspotas

Engana-se quem acha que apenas chefes déspotas são responsáveis por casos de ansiedade, depressão e suicídio nas empresas.

Há casos em que is próprios colegas de trabalho criam um ambiente pesado para se trabalhar.

“Através do Programa Trabalho Seguro, o judiciário trabalhista tem buscado ampliar e disseminar a cultura de trabalho decente para garantir saúde e higiene física e mental das trabalhadoras e trabalhadores do país”, diz nota do TST na internet.

Precisa de ajuda?

Sim, é possível sim procurar ajuda antes que o pior aconteça.

Tem um canal de escuta importante e sigiloso pra isso: o CVV, Centro de Valorização da Vida (CVV).

Não precisa sem identificar. Só desabafar com um ser humano capacitado, te ouvindo do outro lado da linha.

O CVV presta um serviço gratuito voltado ao apoio emocional de forma geral, antes que o suicídio seja uma possibilidade.

O contato pode ser feito pelo telefone 188 e por 24 horas por dia, de segunda a segunda.

Também é possível conversar pelo chat ou e-mail, acessando o site  www.cvv.org.br.

Reaja e não se sinta sozinho.

A campanha Setembro Amarelo deste ano fala saúde mental no trabalho e como prevenir o pior. – Foto: Agência Brasil

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.