Política

Senador Marcos do Val protesta no Senado usando tornozeleira em ato marcante

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta quarta-feira, 6, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) exibiu a tornozeleira eletrônica ao comparecer ao Senado Federal pela primeira vez depois da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), .

No Senado, Marcos do Val permaneceu calado, com um adesivo sobre a boca, ao lado de outros parlamentares, enquanto a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) falou com jornalistas sobre o caso do colega.

“O time que está aqui não aceita nenhum acordo que coloque em risco o mandato do senador Marcos do Val”, disse Damares. “Ele não tem nenhuma condenação, nenhuma denúncia. Temos aqui um filho que está proibido de visitar a mãe que está com câncer.”

Para Damares, a ordem de Moraes contra o senador viola “uma série de direitos humanos” e representa um desrespeito ao Parlamento.

“Chegamos ao limite”, continuou. “Hoje é ele, amanhã pode ser eu. Ele está podendo vir ao Senado, mas como não há sessão, precisa sair correndo para evitar ser preso, enquanto tem bandidos sendo colocados na rua.”

Marcos do Val se integrou ao grupo de senadores que segue ocupando o plenário da Casa, para obstruir as votações.

Os parlamentares pedem que o presidente, Davi Alcolumbre (União-AP), paute o pedido de impeachment contra Moraes e a anistia para os presos do 8 de janeiro.

Mais cedo, o senador Marcos do Val disse que rejeitou um acordo articulado por Alcolumbre e integrantes do STF para retirar sua tornozeleira eletrônica.

“Querem que eu aceite um acordo para deixar o mandato e, no meu lugar, assuma a minha suplente, que é de esquerda”, afirmou o senador ao jornal Metrópoles. “Isso não vai acontecer. Nem eu, nem a oposição aceitamos esse acordo. Rejeito. O que queremos é que tirem as medidas cautelares impostas contra mim para não haver confronto institucional com o Senado”.

O senador Marcos Pontes (PL-SP) chamou o caso envolvendo o colega de “escandaloso”.

“Seguimos firmes em obstrução no plenário do Senado Federal”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC). “Não vamos desistir do Brasil.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.