Sophia @princesinhamt
Política

Senado aprova fim da reeleição para presidente, prefeitos e governadores: entenda as mudanças

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A aprovou, nesta quarta-feira, 21, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.

O texto, aprovado simbolicamente, também aumenta para cinco anos o mandato de todos os cargos eletivos. A definição de um mandato de dez anos para os senadores, prevista originalmente, deve ser extinta no substitutivo do relator da matéria, senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Na discussão, o colegiado decidiu reduzir o mandato dos senadores para cinco anos, a partir de 2030. Além disso, a PEC unifica as datas das eleições municipais e gerais a partir de 2034.

O Senado vai analisar a proposta no plenário. Para avançar, ela precisa receber ao menos 49 votos favoráveis em dois turnos.

Depois de aprovada no Senado, a PEC ainda terá de passar pela para entrar em vigor.

A discussão sobre o fim da reeleição ganhou força na gestão do senador à frente da Casa Alta.

A PEC aprovada pela CCJ fixa prazos diferentes para eliminar a recondução no Executivo:

  • Prefeitos poderão concorrer à reeleição pela última vez em 2028, se eleitos para o primeiro mandato em 2024. A partir de 2028, novos prefeitos não poderão buscar reeleição.
  • Governadores terão o último direito à reeleição em 2030, se eleitos para primeiro mandato em 2026. Depois disso, novos eleitos estarão impedidos de se candidatar novamente.
  • O presidente da República também poderá tentar a reeleição pela última vez em 2030, caso tenha sido eleito em 2026. A partir daí, não haverá mais reeleição.

A PEC está longe de ser um simples ajuste. Na análise dos players do Congresso, é uma tentativa clara de romper com um modelo político desgastado, que, para muitos, compromete a alternância no poder e favorece a perpetuação de grupos políticos.

O relator da PEC que propõe o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, além de outras mudanças no sistema eleitoral brasileiro, é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.