![Ferrovia-Estadual-Mato-Grosso-Rumo-S-A-Foto-Sema-640X480-1 Ferrovia Estadual Mato Grosso Rumo S.A. Foto Sema](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16050704/ferrovia-estadual-mato-grosso-rumo-s-a-foto-sema-640x480-1.jpeg)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu nesta quinta-feira (6) a Licença de Instalação do segundo trecho da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso. O trajeto em questão possui 71 quilômetros de extensão e compreende de Rondonópolis a Juscimeira.
A ferrovia é a primeira estadual do Brasil. Esta, segundo a Sema-MT, é a segunda liberação emitida pela pasta. A primeira refere-se a um trecho de 8,6 quilômetros em Rondonópolis.
“Esta licença de instalação consolida o início efetivo da execução da ferrovia em Mato Grosso, dentro dos parâmetros legais e técnicos necessários exigidos pela Sema”, destaca o superintendente de Indústria, Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima.
As obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso foram lançadas em 7 de novembro de 2022, em Rondonópolis. A previsão é que o terminal de Campo Verde comece a operar em 2026 e as obras da ferrovia em Lucas do Rio Verde sejam concluídas em 2030.
![Ferrovia-De-Integracao-Estadual-De-Mato-Grosso-Rumo-Sa-Foto-Viviane-Petroli-Canal-Rural-Mato-Grosso-640X360-1 Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso Rumo SA Foto Viviane Petroli Dia de Ajudar Mato Grosso](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16050703/ferrovia-de-integracao-estadual-de-mato-grosso-rumo-sa-foto-viviane-petroli-canal-rural-mato-grosso-640x360-1.jpg)
Foto: Viviane Petroli/Dia de Ajudar Mato Grosso
A ferrovia estadual passará por 16 municípios, um corredor de 740 quilômetros, e deverá gerar 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. As obras, destaca a Rumo Logística, contarão com 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores, aproximadamente dois quilômetros de túneis e um total de 108 mil toneladas de trilhos.
As obras são realizadas pela Rumo S.A. Na ocasião do lançamento das obras, serão investidos na obra entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, dos quais cerca de R$ 4,5 bilhões serão injetados para levar 211 quilômetros de trilhos de Rondonópolis até Campo Verde.
Próxima etapa é a Licença de Operação
De acordo com a Sema-MT, Oo processo é feito de modo trifásico, com a emissão da Licença Prévia (LP), e, agora, da Licença de Instalação (LI). A próxima etapa é a Licença de Operação (LO), que pode ser concedida com a obra pronta, para permitir o funcionamento efetivo do modal.
Para o processo de licenciamento, foram considerados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregues pela empresa, que contêm medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. Além da análise técnica, a Sema realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade do entorno.
![Rumo-640X429-1 Ferrovia Ferronorte Rumo Logística](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16050702/rumo-640x429-1.jpg)
Foto: Rumo S.A.
Recentemente a empresa Rumo S/A teve autorizado o início do processo de desapropriação por utilidade pública e/ou instituição de “servidão” para a construção da extensão da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso.
A autorização foi concedida pelo Governo de Mato Grosso e refere-se ao trecho entre os municípios de Juscimeira (157 KM ao sul de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 KM ao sul de Cuiabá). A autorização consta no decreto nº 188/2023, publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat).
Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
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Fonte: canalrural