Com relação à multa, cerca de R$ 3,9 milhões foi por descumprimento de embargo e impedir a regeneração natural de vegetação nativa em áreas embargadas indicadas pela Sema e, R$119 mil em razão do desmatamento sem autorização no bioma Cerrado, em Luciara.
A operação, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de agosto no nordeste do estado, foi deflagrada após detecção de alterações ilegais na vegetação pelo sistema de alertas Planet. A ferramenta reúne imagens de satélite de alta definição de diversas fontes e fornece, em poucos minutos, dados precisos de todo o uso do solo no Estado, incluindo de desmatamento.
Entre os ilícitos identificados nas três localidades estão um descumprimento de embargo em São Felix do Araguaia (onde foi apreendido o trator de pneu com roçadeira), um em Novo Santo Antônio (onde foi apreendido o trator esteira) e dois em Luciara (onde foram apreendidas duas pás carregadeiras).
Foram totalizados 734 m² em descumprimentos de embargo e as novas áreas embargadas pela ação somaram 119 m².
A Operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.
Fonte: Olhar Direto