A seleção brasileira feminina de vôlei está a três jogos do título inédito da Liga das Nações. Após encerrar a fase classificatória na vice-liderança, com 11 vitórias e apenas uma derrota, o técnico José Roberto Guimarães anunciou as 14 atletas que enfrentarão a Alemanha nas quartas de final, na próxima quinta-feira (24), às 15h (horário de Brasília), em Lodz, na Polônia.
A principal baixa é a ponteira Ana Cristina, destaque na primeira fase com 167 pontos. A jogadora passou por cirurgia após lesionar o menisco do joelho esquerdo em partida contra a França e ficará fora do restante da competição.
O grupo que viaja à Polônia é o mesmo que venceu o Japão por 3 sets a 0 na última rodada classificatória. As levantadoras Macris e Roberta, as opostas Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara, as ponteiras Gabi, Helena e Júlia Bergmann, as centrais Diana, Júlia Kudiess e Lorena, além das líberos Laís e Marcelle, estão confirmadas. A central Luzia foi poupada e poderá retornar nas fases seguintes.
Na fase inicial, o Brasil já enfrentou a Alemanha em um duelo acirrado no Rio de Janeiro, vencendo por 3 sets a 2. O histórico entre as seleções é favorável às brasileiras, com cinco vitórias em confrontos oficiais, incluindo esse último.
Se avançar à semifinal, a seleção enfrentará o vencedor entre Japão e Turquia.
Quartas de final da Liga das Nações
Quarta-feira (23)
11h30 – Itália x Estados Unidos
15h – Polônia x China
Quinta-feira (24)
11h30 – Japão x Turquia
15h – Brasil x Alemanha
Fonte: cenariomt