A fiscalização ocorreu na avenida José Rodrigues do Prado, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, como parte da segunda fase da Operação Carga Pesada. A ação tem como objetivo impedir que caminhões com carga superior a 24 toneladas trafeguem pela cidade em horários proibidos, medida adotada para evitar impactos no trânsito, danos à malha asfáltica e riscos à infraestrutura elétrica e de telecomunicações.
De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, a operação também busca garantir a segurança dos motociclistas, que são mais vulneráveis a acidentes envolvendo veículos de grande porte.
A legislação municipal 5.463/2011 estabelece que caminhões acima do limite de peso permitido só podem circular entre 20h e 6h. Fora desse intervalo, é obrigatória a apresentação da AET.
A Secretaria de Mobilidade Urbana disponibiliza o e-mail aet@cuiaba.mt.gov.br para orientações sobre a solicitação do documento. O atendimento também pode ser realizado presencialmente na sede da secretaria, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1289, Centro, Cuiabá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3315-4298.
Fonte: Olhar Direto