O governo anunciou que está estudando formas de reduzir o preço dos automóveis. O novo carro popular terá descontos em relação aos preços atuais em quase 11%, o que reduziria também os valores cobrados pelos modelos sedãs.
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Novo carro popular pode contemplar sedãs
Atualmente nenhum sedã novo é vendido abaixo de R$ 80 mil. O mais barato é Hyundai HB20S, que parte dos R$ 82.790. Ainda assim é uma categoria bem procurada, mesmo com os preços nas alturas.
Em média, as reduções de preços variam entre 1,5% a 10,96%, respeitando uma série de medidas que incluem segurança e tecnologia embarcada. Partindo dessa premissa, fizemos o cálculo médio do quanto os sedãs mais baratos do ficariam:
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- O Fiat Cronos, de R$ 84.790 pode ser vendido entre R$ 75.497,01 e R$ 83 518,15 reais;
- O HB20S, versão sedan do HB20 que hoje custa R$ 82.290 pode chegar ao mercado com preços entre R$ 73.271,01 e R$ 81.055,65;
- O Renault Logan que atualmente custa R$ 91.090,00 pode sair entre R$ 81.106,53 e R$ 89.723,65;
- O Onix Plus, vendido a partir de R$ 87.590,00 pode ter seu valor reduzido entre R$ 77.990,00 e R$ 86.276,15;
- O Toyota Yaris sedan está tabelado a partir de R$ 97.990. Com a redução pode sair das concessionárias por valores entre R$ 87.250,29 R$ 96.520,15;
- Por fim, o Nissan Versa, vendido a partir de 101.190, que com os descontos pode ser negociado entre R$ 90.099,57 e R$ 99.672,15.
Medida pode gerar R$ 600 milhões ao Tesouro
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, as medidas anunciadas pelo governo para reduzir o preço dos carros podem gerar um impacto entre R$ 500 a R$ 600 milhões “ou um pouco mais”, mas não estaria nem perto dos “bilhões” que foram especulados.
“É complicado adiantar (o impacto), porque depende do cenário, do prazo de duração”, disse.
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Segundo o secretário, o programa passa por alterações da área econômica com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para alinhar os aspectos políticos e econômicos.
“Haddad já sinalizou que será um período transitório, de três a quatro meses, com impacto fiscal limitado, que será integralmente compensado. Medida específica de compensação vai depender de prazos, mas os estudos estão avançados para apresentar a Lula e Alckmin”, afirmou.
Ceron afirma ainda que não há nada definido sobre as medidas de corte que vão estimular a indústria automotiva e que a equipe econômica busca soluções para adequar as renúncias de receitas e não apenas as obrigatoriedades da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Fonte: garagem360.com.br