“Agora em fevereiro, nós já temos 34 escolas que serão transformadas e a gente tem mais 70 para finalizar até o mês de março. Até março, serão 100 escolas cívico-militar e militares serão 30”, prometeu o secretário.
As escolas militares são instituições mantidas diretamente pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) ou pelas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros. Elas seguem um modelo pedagógico baseado na disciplina rígida, hierarquia militar e excelência acadêmica, além de oferecerem ensino gratuito.
As escolas cívico-militares, por outro lado, são escolas públicas tradicionais que adotam um modelo de gestão compartilhada entre civis e militares. Elas fazem parte de programas estaduais ou federais para reforçar a disciplina e o desempenho escolar por meio da participação de militares na administração. Na gestão do governador Mauro Mendes (União) esse é o modelo preponderante.
“Serão 30 unidades na modalidade Tiradentes e Dom Pedro. Abrimos uma agora em Jaciara recentemente e agora com 100 escolas cívico-militares”, explicou.
Porto adiantou que, já no final do mês de fevereiro, 30 já vão ser reestruturadas para o novo modelo.
“Qual é o cronograma para essas mudanças? 30 agora para o final do mês de fevereiro e até o final de março mais 70 escolas transformadas em cívico-militares”, completou.
Fonte: Olhar Direto