Em entrevista nesta segunda-feira (1º), o secretário informou que o foco é concluir os contratos pendentes para acelerar o andamento das obras e a finalização de todo o projeto dessa etapa no próximo ano.
“A Sinfra está fazendo acompanhamento [das obras], realmente há atraso nessa obra que já tinha iniciado, infelizmente, mas está andando”, disse o chefe da Casa Civil.
“A gente tem acompanhado e nos outros trechos nós já estamos licitando as estações, as paradas e a obra que começa ali na [avenida] Mato Grosso, vai até a Ponte Antiga, passando pela [avenida] 15 de novembro. Nós vamos deixar tudo contratado e em andamento e a gente espera que até o ano que vem esse trecho, Aeroporto, Centro Político Administrativo (CPA), esteja pronto, em funcionamento”, finalizou.
Em junho último, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou a ordem de serviço para o início dos trabalhos do Consórcio Integra BRT, responsável pela conclusão do primeiro lote das obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
Estão incluídos, no contrato, o trecho da Avenida do CPA entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública; o trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte entre o CREA e a ponte Júlio Müller; e um trecho em Várzea Grande entre o aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal de passageiros.
No momento, o Consórcio Construtor BRT está trabalhando na concretagem das pistas próximo a entrada do bairro Morada do Ouro. A previsão é que, na próxima semana, o cruzamento em frente ao bairro tenha o trânsito liberado. Outra ação já realizada foi o recapeamento de todo o trecho da Avenida do CPA, próximo ao CREA.
A implantação do Sistema BRT inclui outro ramal, ligando a região do Coxipó até o centro de Cuiabá. Para dar mais celeridade ao andamento das obras, o Governo de Mato Grosso decidiu separar as obras do BRT em diversos lotes. Por isso, as obras para implantação do sistema nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico serão licitadas separadamente.
Também serão licitados, de forma separada, a construção dos terminais, a instalação das estações, a construção de obras de arte especiais (pontes e viadutos), a sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente.
Fonte: Olhar Direto