De acordo com o secretário, um diagnóstico realizado há cerca de 110 dias mostrou que mais da metade dos alunos do 5º ano não está devidamente alfabetizada. “Infelizmente os alunos não estavam alfabetizados e isso é fundamental que seja corrigido. Nós conseguimos encaixar no orçamento 50% de um 14º salário para ser distribuído aos profissionais, mas respeitando algumas premissas, como a redução do absenteísmo e o cumprimento das metas de aprendizagem”, afirmou.
O anúncio foi feito durante o lançamento do plano “Giro pela Aprendizagem”, que pretende reforçar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para os 28 mil estudantes matriculados nas 82 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).
Segundo Monge, o programa terá duração inicial de 100 dias, com avaliações semanais e a aplicação de redações semanais corrigidas por inteligência artificial, permitindo acompanhamento imediato do desempenho dos alunos. “Nós temos alunos no quinto ano que não foram alfabetizados na idade certa e precisamos recuperá-los. A ideia é fazer com que essas crianças avancem da pré-leitura para leitores básicos nesse período”, explicou.
Ainda conforme o secretário, o planejamento da gratificação foi discutido e aprovado pelo prefeito. “Todo o plano foi pré-aprovado pelo prefeito Abilio, está dentro do orçamento. A gratificação de resultado é um investimento e uma forma de reconhecer o esforço dos profissionais em um momento tão difícil para a educação. Mais de 50% dos alunos do 5º ano, crianças de 10 e 11 anos, não estão alfabetizadas. É essa realidade que queremos mudar”, destacou.
Fonte: Olhar Direto