Combate ao Mosquito
Notícias

Sebrae seleciona municípios para impulsionar cultura com consultorias especializadas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Para fomentar setor cultural, Sebrae seleciona municípios para receber consultorias especializadas

Os serviços serão realizados em 200 municípios por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e cada estado terá, pelo menos, três cidades contempladas

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
03/04/2025 às 14:05 Atualização
03/04/2025 às 14:26

Com o objetivo de fomentar o setor cultural, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, por meio do projeto “Crie Políticas Públicas”, abriu um chamamento público para selecionar municípios interessados em receber consultorias técnicas para operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), criada para fortalecer o setor cultural. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

A iniciativa, que visa auxiliar dirigentes municipais de cultura em todo o Brasil, busca criar um ambiente favorável à implementação de políticas públicas com foco nos negócios criativos. Ao todo, o Sebrae vai selecionar 200 municípios para receber os serviços on-line de assistência gratuita, garantindo que cada estado tenha, no mínimo, três cidades contempladas.

As ações serão desenvolvidas entre abril e setembro, período em que os gestores municipais terão acesso a apoio técnico customizado, além de orientações coletivas e individuais sobre a implementação de políticas municipais de fomento à cultura relacionadas à Lei Paulo Gustavo, ao PNAB e à implementação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, a dinâmica é abrangente e engloba diversos processos, como diagnóstico, plano de ação e orientações para elaboração e execução de editais, instruções para o monitoramento dos projetos selecionados e para a prestação de contas dos municípios junto ao governo federal. Ela destaca que o atendimento técnico aos municípios será estruturado, com duração total de 15 horas. Na visão da gestora, a iniciativa é fundamental para desenvolver negócios no setor cultural, que enfrenta desafios como a falta de capacitação em gestão

“Muitos profissionais da cultura têm grande talento artístico, mas pouca formação em áreas como administração, marketing e captação de recursos. Isso também traz empecilhos como a limitação no acesso a financiamento, a falta de sustentabilidade financeira e dificuldades na digitalização. Além disso, em alguns casos a baixa valorização e reconhecimento da cultura local trava a expansão para novos mercados”, avalia Denise Pimpim.

Para conferir os requisitos e participar da selação, clique AQUI para acessar o edital da chamada pública.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.