Sebrae/MT promove capacitação para mulheres em seis municípios do estado
O programa contempla mulheres que querem empreender ou que já começaram o próprio negócio; as participantes contam também com mentorias individuais
21/05/2025 às 14:02 Atualização
21/05/2025 às 14:36
Em Mato Grosso, 210 mulheres participam de uma capacitação do programa ‘Efeito Furacão’, que tem como objetivo fortalecer e apoiar as ideias de inclusão produtiva do público feminino. Em Cuiabá, o evento é realizado na sede do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), localizada no Goiabeiras Shopping, e contempla 60 mulheres.
Além da capital do Estado, o programa também é realizado nas cidades de Rondonópolis, Araputanga, Alta Floresta, Rosário Oeste e Nobres. A metodologia da capacitação engloba cinco módulos de atividades, divididos em 10 encontros. A primeira etapa começou nesta segunda-feira (19.05).

A analista Técnica do Sebrae/MT, Danielle Rodrigues, disse que o objetivo é fortalecer as mulheres que têm uma ideia de negócio, mas ainda não concretizaram, assim como àquelas que já empreendem, mas estão lidando com desafios. Segundo ela, “a metodologia da capacitação contempla a mulher como um todo, pessoal, profissional e emocional. Nossa meta é ajudar essas pessoas a formalizar seu próprio negócio e conseguir conquistar o seu espaço no mercado empreendedor”, enfatizou.
O programa também prevê a realização de quatro mentorias individuais, de forma online, que ocorrerão nos intervalos de aplicação dos módulos de atividades. Entre os assuntos abordados ao longo do programa estão o marketing digital, jornada da clientela, aspectos jurídicos e finanças.
Uma das participantes do evento, Beatriz Diane de Oliveira Souza, de 27 anos, é mãe de dois filhos, sendo a caçula de quatro meses. Com formação em engenharia civil, a jovem quer realizar o sonho de empreender no ramo da gastronomia.
“Eu tenho registro de microempreendedora porque o serviço que eu trabalhava exigiu a criação de um MEI. Mas agora quero começar a atuar no setor alimentício porque eu amo cozinhar e sinto que esse é o meu dom. Então estou participando desse evento porque quero aprender sobre empreendedorismo”, declarou a Beatriz, que participa do evento junto com sua filha bebê.
Metodologia
O programa ‘Efeito Furacão’ é desenvolvido pela Be.Labs desde 2018. A fundadora e CEO da empresa, Marcela Fujiy, disse que a metodologia contempla capacitação técnica, impacto social e fortalecimento da autoconfiança. Desde sua criação, a Be.Labs já apoiou mais de 3.500 negócios femininos
“A mulher está muito envolvida na economia do cuidado. Temos que cuidar de tudo e de todos o tempo inteiro. Não sobra tempo. Então a gente criou uma metodologia que coloca a mulher no centro, buscando entender o que é ser mulher no mundo empreendedor. Falamos de empatia, sororidade, futuro, inovação, entre outras temas”, comentou Marcela Fujiy.
A primeira etapa da capacitação encerra nesta sexta-feira (23.05). Posteriormente, um novo encontro de cinco dias será realizado entre as participantes.
Fonte: Sebrae