Projeto ALI: Sebrae/MT oferece acompanhamento gratuito para empresas de Barra do Garças
Agentes Locais de Inovação atuam diretamente com pequenos negócios da região para fortalecer a competitividade e impulsionar resultados
24/07/2025 às 17:23
Micro e pequenas empresas de Barra do Garças estão recebendo acompanhamento gratuito por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Esta iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), apoia a adoção de práticas inovadoras para aumentar a competitividade e os resultados desses negócios.
“Nosso papel é estar lado a lado com os empresários, entendendo a realidade de cada negócio e propondo estratégias que gerem impacto real na produtividade e no faturamento”, destaca João Batista Alves, coordenador da Agência do Sebrae/MT em Barra do Garças.
Com mais de 17 anos de aplicação em todo o país, a metodologia do projeto ALI é baseada em diagnóstico técnico, planejamento estratégico e acompanhamento personalizado. O Agente Local de Inovação atua presencialmente na empresa, ao longo de até seis meses, para compreender seus desafios reais e propor soluções práticas, de acordo com a maturidade e o momento de cada negócio.

O Agente Local de Inovação atua presencialmente na empresa, ao longo de até seis mesesSegundo Dionis Wesley, Agente Local de Inovação do Sebrae/MT, o projeto começa pela escuta qualificada e pela aplicação de um diagnóstico técnico que avalia diversas dimensões da empresa, como estratégia, mercado, gestão, processos, finanças, inovação e pessoas. “A partir dessa análise, estruturamos um plano de ação personalizado e acompanhamos a execução das soluções durante toda a jornada”, explica.
Para apresentar os resultados obtidos pelas empresas atendidas no primeiro semestre e divulgar como novos empreendedores podem participar do programa, o Sebrae/MT realizará no dia 28 de julho (segunda-feira), às 18h30, no Araguaia Hotel, um Encontro de Negócios. A programação inclui networking de alto nível, apresentação de cases de sucesso e detalhes sobre a nova turma do ALI, prevista para começar em agosto.
Neste ciclo do projeto, 23 empresas de diversos segmentos já foram atendidas em Barra do Garças, enfrentando desafios como gestão de pessoas, estruturação comercial, digitalização, controle financeiro, comunicação e captação de clientes. Todas passaram por um processo técnico estruturado, com base em metodologia validada pelo Sebrae Nacional.

“O ALI me direcionou para processos do meu negócio que eu não percebia na minha rotina. Com o suporte do agente local, conseguimos realizar ajustes além do que eu imaginava”, afirma Jacheline Rosane, empresária do setor educacional.
Quem pode participar do Programa ALI Produtividade?
• Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões
• CNPJ ativo há pelo menos 12 meses
• Atuar nos setores de comércio, indústria ou serviços
• Estar localizada em Barra do Garças
• Disponibilidade para atendimento presencial
(MEIs não são elegíveis)
Mais informações: (66) 3199-0851 ou na unidade do Sebrae/MT em Barra do Garças (Rua Simião Arraya, 628 – Centro).
Fonte: Sebrae