Notícias

Sebrae/MT lança curso gratuito de empreendedorismo climático na COP-30

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Sebrae/MT lança curso gratuito sobre empreendedorismo climático durante a COP-30

A formação é 100% remota e gratuita, e faz parte de uma das estratégias de soluções para os pequenos negócios que serão apresentadas na conferência

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
11/11/2025 às 16:07 Atualização
11/11/2025 às 16:31

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) anuncia o lançamento do curso “Empreendedorismo para os Desafios do Clima”, durante a programação da Conferência das Partes do Clima (COP-30), realizada entre os dias 10 a 21 de novembro, em Belém/PA. O curso é totalmente remoto, gratuito e está disponível na plataforma ‘Trilhas da Sustentabilidade’. Os interessados podem se inscrever no LINK.

Com carga horária de 13 horas, linguagem acessível e conteúdos interativos, a formação orienta empreendedores a compreender como eventos climáticos extremos afetam custos, produção e vendas, além de mostrar como transformar riscos em oportunidades de inovação e competitividade.

Os participantes irão vivenciar uma aplicação prática dos conceitos aprendidos, incluindo um estudo de caso. Ao final, receberão uma certificação. Entre os temas abordados estão: identificação de impactos e oportunidades das mudanças climáticas nos negócios; modelos sustentáveis de crescimento; e estratégias de adaptação e ação prática nos territórios.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a adaptação climática é uma das questões mais urgentes aos pequenos negócios brasileiros. “O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) já apontou que o mundo precisa reduzir 43% das emissões globais até 2030 para limitar o aquecimento a 1,5 °C, meta considerada decisiva para mitigar impactos severos”.

Segundo Schelini, pesquisa sobre negócios sustentáveis releva que menos da metade das pequenas empresas adotam práticas sustentáveis em sua gestão. “No ano passado, a pesquisa ‘Negócios Sustentáveis: A Contribuição das Pequenas Empresas Brasileiras na Agenda 2030 da ONU’, desenvolvida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, revelou que, embora apenas 35% dos pequenos negócios brasileiros conheçam práticas sustentáveis, seis em cada dez acreditam que podem contribuir para a agenda ambiental”. destaca.

A plataforma ‘Trilhas da Sustentabilidade’, lançada durante a COP-29, em Baku, no Azerbaijão, já reúne 30 cursos gratuitos e online. Atualmente, conta com mais de 10 mil usuários registrados e mais de 5 mil alunos matriculados em alguma formação, destes cerca de 2 mil concluíram o curso.

Segundo a gerente do CSS, Tássia Gonçalves, os conteúdos educativos são parte da estratégia do Sebrae/MT para promover a formação sustentável dos pequenos negócios brasileiros e, em breve, do mundo.

“A iniciativa se consolidou como o principal ambiente do Sebrae Mato Grosso para capacitação em sustentabilidade aplicada ao dia a dia dos pequenos negócios, com temas que variam de economia circular a ESG e sustentabilidade para cidades”, afirma.

2025 word2
Diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, no lançamento do curso: ‘Empreendedorismo para os Desafios do Clima’ – COP 30

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.