Sebrae/MT participa da entrega de certificados do selo SIM Consorciado no Show Safra 2025
Com apoio do Sebrae/MT, Cidesa entrega a três empreendedores selo de certificação para que possam comercializar produtos de origem animal com 16 municípios da região norte de Mato Grosso
28/03/2025 às 17:30
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), participou nesta sexta-feira (28), durante o último dia do Show Safra, em Lucas do Rio Verde, da entrega de certificados do selo SIM Consorciado a três empreendedores integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa).
O coordenador do Sebrae/MT de Lucas do Rio Verde, Renato Magalhães, explicou que a prefeitura de Lucas do Rio Verde e o consórcio participaram de consultorias promovidas pela instituição que deu origem ao selo inovador na região, chamado de ‘SIM Consorciado’, após incentivo da própria entidade.
“O Sebrae/MT acredita que o desenvolvimento sustentável passa pelo apoio aos negócios locais, e a agricultura familiar é um dos pilares. Vamos continuar trabalhando para oferecer capacitação, orientação técnica e soluções que estimulem a produtividade e a competição do setor rural”, conta.
De acordo com o presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o objetivo do programa é ampliar a certeira de clientes dos empreendedores da região e que possam comercializar seus produtos de origem animal de maneira certificada nos municípios integrantes do consórcio.
“A partir de agora aquele produtor que vai produzir seus produtos na sua propriedade, especialmente da agroindústria poderá vender em todos os 16 municípios integrantes do consórcio. E queremos que esse seja o pontapé inicial para vender nacionalmente”, disse.
Receberam o selo de certificação uma agroindústria do município de Itanhangá que produz alimentos embutidos e duas de Lucas do Rio Verde na área de ovinos e também de pescados. O proprietário de uma dessas empresas, Denis Giovanoni, avalia que o selo vai trazer mais segurança na comercialização de produtos com outros municípios.
“Melhorou bastante a execução do nosso negócio porque antes só poderíamos vender dentro de Lucas do Rio Verde e agora vamos poder expedir a comercialização de produtos para municípios vizinhos gerando mais renda e sem o risco de estarmos fora das normas estabelecidas pela vigilância sanitária”, comemorou.
Bruno Lino da Cruz, sócio proprietário da Frigovino, em Lucas do Rio Verde, que também recebeu o certificado, ressaltou que o programa será importante para ampliar sua produção e gerar viabilidade econômica. Antes da certificação, a empresa já havia passado por consultorias do Sebrae/MT.
“Para nós o selo é excelente porque tem a possibilidade de expandir o nosso negócio para um número muito maior de pessoas e isso vai trazer viabilidade econômica para a operação fazendo com que possamos atingir mercados maiores”, destacou ele.
São integrantes do Cidesa os municípios de Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.
Fonte: Sebrae