Apoiar os micro e pequenos negócios do campo e da cidade. O Sebrae Mato Grosso acredita que um dos seus papéis é levar informação e mentorias para os pequenos produtores, melhorando o ambiente de negócio, gerando renda e levando alimento seguro.
Apesar dos desafios, a analista técnica e gerente estadual de agronegócio do Sebrae-MT, Valéria Pires, conta que o objetivo da instituição é levar cada vez mais conhecimento para melhorar a comercialização dos produtos.
Conforme Valéria, as feiras agropecuárias são um canal de comercialização para impulsionar a economia dos municípios e, consequentemente, dos produtores.
Dentro desse cenário, existem desafios a serem enfrentados. “Participar das feiras, vinculado a nossa atuação, o trabalho de apoiar, informar e levar consultorias, estamos próximos dos produtores e empresários para melhor entender os gargalos enfrentados”, diz.

Valéria explica que um dos objetivos é agregar valor ao produto para que possa chegar às gôndolas de supermercados, feiras e dentro das casas. “Nosso papel também é fazer com que haja melhora em todo o processo do produto, na mensalidade do gestor porque esse é o maior desafio hoje”.
É importante que o produto, em primeiro lugar, esteja de acordo com as regras da vigilância sanitária. É a partir disso que as consultorias realizadas pela instituição agem.
“Nosso trabalho é preparar esse produto por meio de processos produtivos, a melhoria até das embalagens ou da identificação da composição e tempo de prateleira. E se esse produto está adequado às normas ambientais e sanitárias. A partir disso, a gente oferece as nossas consultorias”, pontua.
Assistência para os pequenos produtores
As consultorias organizadas pelo Sebrae-MT abrangem produtores rurais e também, a agroindústria para agregar valor e segurança no processo.
“Essas consultorias começam dentro da porteira e seguem fora da porteira. Alguns programas ajudam no acesso ao mercado como os agentes de mercado e agora, estamos organizando agentes de desenvolvimento rural para identificar de forma mais minuciosa produtos para que cheguem ao mercado”, explica.
Valéria também comenta sobre o Festival Biomas e Sabores, realizado pelo Governo de Mato Grosso e pelo Sebrae-MT. Somente a comercialização de produtos feitos em Mato Grosso por pequenos empreendedores rurais ultrapassou o montante de R$ 335 mil. O evento contou com o 1º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos.
“O maior desafio do evento foi a realização do concurso. Nós somos um estado que não tem uma produção leiteira no ranking nacional. O desafio era localizar possibilidades de produtores que estivessem dentro de questões sanitárias dos seus negócios. Buscamos possibilidades de colocar o estado em um cenário bacana e preparar para que os nossos produtores entendam a importância dessa cadeira para a economia”, diz.
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Fonte: canalrural