Sebrae/MT celebra o dia do empreendedor com entrega de resultados consolidados
Celebração conta com a realização da Feira do Empreendedor, inauguração de novas unidades de atendimento e os 50 anos do Sebrae em Mato Grosso
05/10/2025 às 08:30 Atualização
05/10/2025 às 08:32
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) celebra, neste dia 5 de outubro – Dia do Empreendedor, os resultados consolidados de um ano marcado por conquistas e expansão. Com apoio de parceiros e clientes que acreditam no empreendedorismo, a instituição comemora números expressivos de atendimentos, de fortalecimento de ações voltadas à inovação tecnológica, ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento sustentável, com destaque para os pequenos negócios.
O ecossistema empreendedor mato-grossense segue em expansão e é acompanhado de perto pelo Sebrae Mato Grosso, que inaugurou novas unidades nos municípios de Água Boa, Guarantã do Norte e em Pontes e Lacerda, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dessas localidades. Além de realizar uma das maiores feiras do empreendedor do país, de 03 a 05 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal.
A ampliação da rede de atendimento no estado contribuirá para elevar ainda mais o número de empreendedores beneficiados. Segundo dados do Sebrae/MT, apenas no primeiro semestre de 2025, foram atendidos 96.352 clientes, dos quais 47.390 são pequenos negócios. Nesse mesmo período, 34.330 Microempreendedores Individuais (MEIs) receberam apoio técnico, além de 10.141 Microempresas e 2.919 Empresas de Pequeno Porte.
Para a diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, o protagonismo empreendedor do estado se consolida a cada ano. “Os donos de negócios são a força motriz que mantém a roda da economia em movimento. E o empreendedor mato-grossense tem sensibilidade para identificar oportunidades mesmo em contextos desafiadores, visão de futuro para planejar e expandir seus negócios e criatividade para encontrar soluções sempre que necessário”, afirma.
As mulheres têm conquistado seu espaço e demonstrado seu potencial à frente de empreendimentos, especialmente os de pequeno porte. O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais projeção no cenário econômico. As donas de negócios já são mais de 10 milhões em todo o território nacional. Em Mato Grosso, elas representam 11,5% da população economicamente ativa.
–
Impactos positivos
A empreendedora de Rondonópolis, Crisdaiany Borgeo, é uma dessas mulheres de negócios. Ela tem escrito sua história de sucesso na empresa familiar Inox Tradição. Ao longo de 15 anos, vivenciou muitos altos e baixos na gestão de seu empreendimento, porém a superação de todos os desafios enfrentados a conferiu o sentimento de autoconfiança e a certeza de que, a partir do seu crescimento pessoal e profissional, deixará um legado para outras mulheres que buscam se inspirar e empreender.

A empresária participou do Programa Agente Local de Inovação (ALI), executado pelo Sebrae/MT. “O Sebrae é de fato um parceiro essencial para o empreendedor. Quem tem o apoio do Sebrae tem tudo. Ele proporciona capacitação, consultorias e ferramentas de gestão para que as micros e pequenas empresas possam se desenvolver, inovar e se tornar mais competitivas no mercado”, relata.
Os empreendedores não só têm recebido apoio permanente do Sebrae/MT para o fortalecimento de seus negócios, como podem contar com diversos serviços gratuitos, além de acesso a capacitações, análises do cenário econômico e desenvolvimento de estratégias inovadoras.
Entre as principais iniciativas que foram ainda mais intensificadas, neste ano em que o Sebrae Mato Grosso completou 50 anos, destacam-se: o “Encontro Sebrae de prefeitos” que teve o objetivo de oferecer soluções de inovação e tecnologia aos municípios; a 4ª edição da “Corrida Sebrae de Empreendedores” com mais de 2.000 participantes na capital mato-grossense, a “3ª edição do Sebrae Hacking” que uniu inovação e criatividade voltadas ao mercado empreendedor; a inédita e gratuita 1ª edição do Festival Biomas e Sabores, que valorizou a cultura e a gastronomia dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal; e o Festival das Nações que movimentou a cena gastronômica com a culinária de 14 países diferentes.
–
Feira do Empreendedor 2025
O maior evento promovido pelo Sebrae/MT é a Feira do Empreendedor (FE), que neste ano conectou visitantes a soluções criativas e promoveu contatos estratégicos. O evento, inclusivo e sustentável, deve impactar direta e indiretamente cerca de 180 mil pessoas. Entre as práticas sustentáveis, destacaram-se a coleta seletiva de resíduos, a compensação de carbono, o uso de energia solar e o incentivo ao uso de garrafas reutilizáveis para reduzir o consumo de copos descartáveis.
Neste ano, a feira prevê reunir cerca de 20 mil participantes em um ambiente climatizado e tecnológico totalizando 17.400 metros quadrados de estrutura. O público pôde assistir a palestras com profissionais de relevância nacional, participar de rodadas de negócios nacionais e internacionais e acessar aproximadamente 100 oportunidades de negócios.
A programação da FE conta com mais de 20 palestras temáticas, seis palestras masters, cerca de 40 talks, 45 oficinas, diversos espaços temáticos, como o Espaço da Moda e Beleza, Rota da Cerveja, Arena da Inovação, Arena de Mercado, Cozinha Show, Espaço Agro: Empório Origem. Além disso, a feira trouxe atividades de gamificação, distribuindo brindes aos visitantes que, de forma lúdica, aprenderam conceitos de empreendedorismo.
Fonte: Sebrae