Os produtores de manga da Bahia têm a oportunidade de novamente acessar o bônus de desconto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A inclusão da fruta no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) ocorreu no mês de outubro. O percentual correspondente é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a lista completa dos produtos beneficiados foi divulgada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União.
Esse programa destina-se a apoiar os cultivos cujos preços recebidos pelos produtores ficam abaixo do valor de garantia. Entre os produtos contemplados nesta edição estão: açaí (AC), banana (CE, PE, SE), borracha natural cultivada (ES), cana-de-açúcar (BA, ES, RJ, SP), cará/inhame (AM, ES), castanha-de-caju (PI, RN), erva-mate (SC), feijão-caupi (TO, MA, MT), manga (BA), mel de abelha (AL, PI, RN, SE, MG, MS, SP, PR, RS, SC), milho (MA), raiz de mandioca (ES, SP), tomate (BA, CE, PI, SE, ES, MG, RJ, MT) e trigo (DF, MS, RS, SC).
Dentre os 14 itens incluídos em outubro, algumas alterações foram feitas nos estados beneficiados em relação ao mês anterior. A portaria que estabelece os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nesta edição, o benefício começará a vigorar no dia 10 de outubro e será válido até 9 de novembro. Para mais informações, consulte a PORTARIA Nº 198, DE 7 DE OUTUBRO DE 2024, que detalha os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.
Fonte: portaldoagronegocio